O desembargador Fernando Cerqueira Chagas e a juíza Ana Cristine Scheele Santos integrarão o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Os magistrados foram escolhidos pelos desembargadores do Tribunal de Justiça (TJ-RJ) na sessão do Tribunal Pleno desta segunda-feira (13). A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, acompanhou as votações no plenário e parabenizou os eleitos.
Eleito membro titular, o desembargador Fernando Cerqueira Chagas recebeu 119 votos contra 66 da desembargadora Helda Lima Meireles. Cinco votos foram brancos ou nulos.
“Agradeço indistintamente às desembargadoras e aos desembargadores que participaram desta eleição e, muito afetuosamente, àquelas e àqueles que me honraram com seu voto. Quero cumprimentar a querida amiga Helda, que tem todos os méritos da campanha que fez”, disse o desembargador Fernando Cerqueira Chagas.
Para preencher a vaga de membro substituto, a juíza Ana Cristine Scheele Santos foi eleita com 127 votos. Os magistrados André Luiz Nicolitt e Marcelo Menaged receberam, respectivamente, 39 e 11 votos. Oito votos foram brancos ou nulos.
As vagas foram abertas em razão do término dos biênios do desembargador Peterson Barroso Simão (15 de dezembro de 2025), atual presidente do TRE, e do juiz Marcello de Sá Baptista (4 de maio de 2025).
Na mesma sessão, o Tribunal Pleno formou duas listas tríplices para preencher vagas do TRE-RJ na classe jurista.
Para membro titular, na vaga da atual desembargadora Kátia Valverde Junqueira, foram escolhidos os advogados Pedro Henrique Di Masi Palheiro (129 votos no 1º escrutínio), Tathiana de Carvalho Costa (137 votos no 2º escrutínio) e Eduardo Ribeiro Moreira (94 votos no 4º escrutínio).
Integram a lista para membro substituto, na vaga da desembargadora Tathiana de Carvalho Costa, os advogados Diogo Tebet da Cruz (108 votos no 1º escrutínio), Monica Ziehfuss Hesketh (117 votos no 2º escrutínio) e Samara Ohanne Guimarães Vieira (86 votos no 4º escrutínio).
Durante a sessão, os desembargadores também aprovaram, por maioria de 172 votos, a minuta de Resolução que altera o Regimento Interno do TJ-RJ para dispor sobre a estrutura, competência e funcionamento dos Grupos de Câmaras.
Fernando Cerqueira Chagas com os desembargadores Claudio Brandão (corregedor-geral da Justiça) e Cláudio Mello Tavares (vice-presidente do TRE-RJ)
Fernando Cerqueira Chagas com o presidente do TJ, desembargador Ricardo Couto, e a esposa, juíza Juliana Lamar
Desembargador Ricardo Alberto Pereira (1º vice-presidente da AMAERJ) e presidente Eunice Haddad; Fernando Cerqueira discursa após o anúncio do resultado
Leia também: Ministros definem Juizados Especiais do TJ-RJ como referência, em seminário com a presença da AMAERJDesembargadores Thiago Ribas e Sérgio Cavalieri são homenageados no TJ-RJDirigentes da AMAERJ se reúnem com juízes da 5ª Regional em Nova Friburgo
