Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Rio de janeiro
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe Rio de janeiroInforme Rio de janeiro
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
AMAERJ

AMAERJ promove seminário sobre Direito Internacional no Palácio do Itamaraty

8 de dezembro de 2025
Compartilhar
Desembargadora Adriana Ramos de Mello com ministro Herman Benjamin e os embaixadores Mauro Vieira e Raphael Azeredo

Com apoio da AMAERJ, o Palácio do Itamaraty (Centro do Rio) sediou o seminário “A Diplomacia Brasileira na Elaboração do Direito Internacional” nesta segunda-feira (8). A desembargadora Adriana Ramos de Mello representou a Associação na mesa de abertura, também integrada pelo ministro Herman Benjamin, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e os embaixadores Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, e Raphael Azeredo, presidente da Fundação Alexandre de Gusmão.

Em seu discurso, a desembargadora Adriana Ramos de Mello destacou o simbolismo da data escolhida para o evento. “Hoje, Dia da Justiça, celebramos que a Justiça exige coragem, sensibilidade e compromisso. Esta data nos convida a refletir sobre a missão institucional de garantir direitos, fortalecer a democracia e promover a igualdade – e não poderia haver um ambiente melhor do que o Itamaraty, espaço dedicado à formulação de grandes diretrizes para o Brasil no cenário internacional, para reafirmarmos o papel da diplomacia na construção de um mundo mais justo”, disse.

“Como representante da AMAERJ, mulher, magistrada, mãe e atuante na defesa dos direitos da mulher, reafirmo que o Poder Judiciário tem um papel essencial nessa construção. Cabe a nós assegurar que as normas internacionais que o Brasil ajudou a escrever sejam aplicadas, interpretadas e incorporadas às decisões judicias, especialmente na proteção das mulheres e na tutela ambiental”, concluiu a desembargadora, que lidera a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COEM) do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

Desembargadora Adriana Ramos de Mello

O ministro Herman Benjamin explicou como surgiu a ideia do seminário. “Nós, juízes, trabalhamos não só com o que está no texto, mas também com a história dos textos. Daí a necessidade de conhecermos em primeiro lugar como nós, brasileiros, influenciamos o Direito Internacional público e privado”, afirmou o magistrado, que exaltou o apoio da AMAERJ na realização do evento. “Agradeço muito à Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro, que é uma parceira em todos os eventos acadêmicos e científicos que nós realizamos”, disse o presidente do STJ.

Além da AMAERJ, organizaram o encontro o STJ, o TJ-RJ, o Ministério das Relações Exteriores, a Fundação Alexandre de Gusmão e o Instituto Rio Branco.

O embaixador Raphael Azeredo exaltou a colaboração entre as entidades. “São instituições fundamentais no debate sobre o tema. Esta parceria interinstitucional revela algo importante: o Direito Internacional nasce e se desenvolve na confluência entre a experiência diplomática e o conhecimento jurídico, em permanente diálogo”, afirmou o presidente da Fundação Alexandre de Gusmão.

Promovido na primeira sede do Ministério das Relações Exteriores, o seminário inaugura uma série de encontros dedicados a analisar a contribuição brasileira para o desenvolvimento e a aplicação do Direito Internacional.

O embaixador Mauro Vieira reforçou a importância histórica de debater o assunto. “Estamos não apenas resgatando uma tradição diplomática que nos garantiu paz com nossos vizinhos e inserção ativa na cena internacional, mas também nos preparando ainda melhor para enfrentarmos os desafios que se avolumam no horizonte”, disse o ministro das Relações Exteriores.

Nesta edição, tiveram destaque os temas Direito Ambiental Internacional, negociações econômicas multilaterais e soluções pacíficas de controvérsias. Os painéis contaram com a participação de embaixadores, ministros e professores.

Leia também: Juíza Eunice Haddad participa de encontro sobre com presidentes do STJ e do TJ-RJEncontro dos Juizados Criminais reúne presidente da AMAERJ e magistrados do TJ-RJPresidente Eunice Haddad é homenageada pela Associação dos Juízes Federais da Justiça Militar

Leia também

TJ-RJ recebe Selo Ouro pela promoção da igualdade de gênero e pelo combate à violência

Juíza Eunice Haddad participa de encontro com presidentes do STJ e do TJ-RJ

Presidente Eunice Haddad prestigia entrega do Colar do Mérito Judiciário a magistrados e autoridades

Magistrados do Rio serão membros da Academia Petropolitana de Educação

Desembargador João Batista Damasceno toma posse no PEN Clube do Brasil

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

AMAERJ

TJ-RJ recebe Selo Ouro pela promoção da igualdade de gênero e pelo combate à violência

8 de dezembro de 2025
AMAERJ

Juíza Eunice Haddad participa de encontro com presidentes do STJ e do TJ-RJ

8 de dezembro de 2025
AMAERJ

Presidente Eunice Haddad prestigia entrega do Colar do Mérito Judiciário a magistrados e autoridades

8 de dezembro de 2025
AMAERJ

Magistrados do Rio serão membros da Academia Petropolitana de Educação

5 de dezembro de 2025
AMAERJ

Desembargador João Batista Damasceno toma posse no PEN Clube do Brasil

5 de dezembro de 2025
AMAERJ

Seminário reunirá presidentes da AMAERJ, do STJ e do TJ-RJ na segunda-feira

5 de dezembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Blog
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Informe Rio de Janeiro