Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Rio de janeiro
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe Rio de janeiroInforme Rio de janeiro
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Cultura

Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro se apresenta no Uruguai

4 de novembro de 2025
Compartilhar

Entre os dias 4 e 12 de novembro, o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro irá se apresentar em cinco cidades uruguaias. O tour tem promoção do Hola Río – programa de internacionalização da cultura fluminense que está na sua terceira edição – e apoio da Petrobras.

Contents
Sobre a CompanhiaSobre o Hola Río

Canelones, San José, Durazno e Riviera se unem à capital Montevidéu como os palcos que receberão as performances de dança e darão início ao calendário de apresentações do Hola Río na América Latina. Os espetáculos trarão uma mistura de clássicos, como O Lago dos Cisnes e O Corsário, com os contemporâneos Frida e Loss e os ritmos brasileiros de samba, bossa nova, forró e chorinho.

“O Theatro Municipal é a joia da coroa fluminense e apresentar um espetáculo lindo, repleto de brasilidade e que fala muito da nossa dança, reforça o destaque que a cultura do Rio de Janeiro tem para todo o mundo”, ressalta a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

Para uma experiência ainda mais imersiva na cultura e no ballet brasileiros, a companhia irá promover aulas abertas ao público. Elas ocorrerão sempre às 15h30, antes do início das apresentações.

“Levar a cultura do Brasil para outros países é muito gratificante. Mostrar o talento dos nossos bailarinos e internacionalizar nossas apresentações abre portas para o reconhecimento do potencial fluminense”, destaca Clara Paulino, presidente da Fundação Teatro Municipal.

O espetáculo tem direção de Hélio Bejani e Jorge Teixeira e a presença dos primeiros bailarinos Márcia Jaqueline, Juliana Valadão e Cícero Gomes. Os solistas Carol Fernandes e Edifranc Alves e os bailarinos Tábata Salles, Michael Willian e Rodrigo Hermesmeyer também estarão presentes na série de apresentações.

“A dança é uma ponte entre nações. Convidamos o público uruguaio a mergulhar na magia da cultura brasileira e celebrar essa conexão entre Brasil e Uruguai”, completa Hélio Bejani.

O Hola Río é apresentado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro e tem produção executiva da Cinco Elementos. Quitanda Soluções Criativas e Ibero Culturas são os parceiros institucionais.

Sobre a Companhia

A história do Corpo de Baile começa em 1927, quando a bailarina Maria Olenewa funda a primeira escola de dança do Brasil sediada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Inicialmente, Corpo de Baile e Escola de Dança se fundiram numa única estrutura na apresentação de espetáculos, até que em 1936, foi oficialmente criado o Corpo de Baile com a separação definitiva entre escola e companhia profissional. A partir de então, o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro vem cultivando ao longo de sua existência, a tradição de excelência do repertório clássico mundial, condição que o torna único dentro do cenário cultural do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil.

Sobre o Hola Río

O Hola Río é um projeto de internacionalização da cultura fluminense, que compreende três estruturas. A primeira é a articulação de acordos e cooperação internacionais entre entes, como governos, instituições, festivais e centros culturais. A segunda é a mobilidade de artistas, que promove a participação de artistas convidados em ações informativas, apresentações, exposições e eventos similares. A última estrutura é o Festival Hola Río, uma celebração do programa, e que consiste na apresentação de artistas em palcos internacionais.

A primeira edição do Hola Río foi realizada em Madri, na Espanha, em 2023. A segunda passou por seis cidades colombianas, em 2024. A terceira edição ocorre entre o fim de 2025 e o início de 2026 em cidades da Argentina, Chile e Uruguai.

Leia também

Casa Brasil estreia exposição coletiva gratuita com 57 artistas de todas as regiões do país

Cultura do Estado lança projeto gratuito de formação em cinco cidades fluminenses

Lei Estadual de Incentivo à Cultura já movimentou R$ 125 milhões em 2025

“Show das Matas” leva sons da floresta e vozes indígenas a museus da França às vésperas da COP-30

Cultura do Estado se prepara para a COP30 e exibe a exposição “Lixúria”

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Cultura

Casa Brasil estreia exposição coletiva gratuita com 57 artistas de todas as regiões do país

13 de novembro de 2025
Cultura

Cultura do Estado lança projeto gratuito de formação em cinco cidades fluminenses

11 de novembro de 2025

Lei Estadual de Incentivo à Cultura já movimentou R$ 125 milhões em 2025

7 de novembro de 2025
Cultura

“Show das Matas” leva sons da floresta e vozes indígenas a museus da França às vésperas da COP-30

5 de novembro de 2025
Cultura

Cultura do Estado se prepara para a COP30 e exibe a exposição “Lixúria”

4 de novembro de 2025
Cultura

Vozes do Selo MIS: 500 Anos da Música Popular Brasileira, na Rádio MIS RJ

30 de outubro de 2025
  • Fale Conosco
  • Blog
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Informe Rio de Janeiro