Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Rio de janeiro
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe Rio de janeiroInforme Rio de janeiro
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
AMAERJ

Desembargador Claudio Mello Tavares participa do encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil

25 de junho de 2025
Compartilhar
Corregedores Eleitorais reunidos em Pernambuco | Foto: TRE-PE

Vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), o desembargador Claudio Mello Tavares participou do 56º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil (CCORELB), em Gravatá, no Agreste de Pernambuco.

O evento reuniu, de 11 a 13 de junho, representantes das Corregedorias Regionais Eleitorais dos Estados e do Distrito Federal. Foram realizados painéis, palestras, apresentações, reuniões técnicas e de grupos de trabalho para o aperfeiçoamento da dinâmica das eleições e de prestação de serviços ao eleitor.

O desembargador Claudio Mello esteve acompanhado do juiz Fábio Porto, auxiliar da Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral, e do secretário Filipe Carvalho.

Juiz Fábio Porto, desembargador Claudio Mello Tavares e secretário Filipe Carvalho | Foto: TRE-PE

Proposta aprovada

Durante o encontro, o TRE-RJ conseguiu a aprovação por unanimidade, junto às Corregedorias das demais unidades da federação, do encaminhamento para modificar o expediente de emissão de multas por alistamento eleitoral tardio.

Atualmente, em seu módulo automatizado, o sistema ELO trata o eleitorado com pendências por não comparecimento às eleições como o público que realiza alistamento tardio, gerando apenas uma multa de R$ 3,51, independentemente do número de ausências às urnas. Segundo o TRE-RJ, o cálculo das pendências anteriores, até o limite de dez anos, é feito manualmente, com alternância de módulos para cálculo, o que torna o atendimento mais demorado.

A proposta do TRE-RJ sugeriu que o trâmite seja ajustado com a revogação do Ofício-Circular CGE nº 20/2008, ou com a atualização do módulo específico do sistema ELO, para que o cálculo seja feito de modo automático, distinguindo as duas situações eleitorais. Com a aprovação, a proposta será encaminhada para a Corregedoria Geral Eleitoral, para que analise e avalie a viabilidade do aperfeiçoamento do sistema.

Debates

Ao longo do encontro, foram discutidos temas como a uniformização das Cartas Precatórias Cíveis/Criminais no PJe, no âmbito do primeiro grau; a flexibilização do paradigma de organização das zonas eleitorais; a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no contexto do cadastro eleitoral; juízo de garantias; o uso de recursos de inteligência artificial no apoio ao cadastro eleitoral; e o batimento de informações com a Receita Federal para eliminar imprecisões ou até mesmo fraudes na inscrição de eleitores.

Fez palestra no evento a corregedora-geral do TSE, ministra Isabel Gallotti, que abordou quatro provimentos da CGE publicadas este ano. O atendimento individual do eleitor fora das dependências da Justiça Eleitoral, em situações bem específicas, como casos de saúde, e o registro da prescrição de multas administrativo-eleitorais no cadastro, foram tópicos debatidos.

Desembargador Claudio Mello Tavares e ministra Isabel Gallotti | Foto: TRE-PE

Carta

Ao final do encontro, os corregedores aprovaram a Carta de Gravatá, uma síntese do que foi discutido e deliberado durante os três dias de reuniões. O documento traz seis pontos a serem incorporados no trabalho das Corregedorias, que tratam da segurança de dados, das parcerias com outras instituições, melhorias no atendimento a determinados grupos sociais e do aprimoramento dos canais de recebimento de denúncias de assédio e discriminação.

Confira os pontos deliberados na Carta de Gravatá:

1- Fomentar iniciativas de implementação e capacitação sobre a Inteligência Artificial (IA) aplicada às atividades processuais e administrativas inerentes à Justiça Eleitoral;2- Promover a ampliação da parceria entre a Justiça Eleitoral e a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, no intuito de garantir o amplo alcance da cidadania e o pleno exercício da democracia;3- Aperfeiçoar os mecanismos de segurança e proteção de dados nos sistemas de alistamento eleitoral – Elo e Título-Net;4- Reforçar gestões acerca da utilização dos dados biométricos por órgãos externos, especialmente o INSS;5- Reiterar a promoção de esforços para garantir o atendimento das comunidades tradicionais do país, como indígenas, quilombolas e ribeirinhos;6- Estimular a divulgação dos canais disponíveis para recebimento de denúncias contra a discriminação, o assédio moral e sexual a magistradas e magistrados, servidores e colaboradores, promovendo um ambiente mais seguro e acolhedor nas unidades da Justiça Eleitoral.

As duas próximas edições do encontro serão em Roraima, em outubro, e na Paraíba, no início de 2026.

(Com informações do TRE-RJ)

Leia também: STJ publica edital para juízes atuarem em auxílio aos ministros da 2ª SeçãoAMAERJ moderniza central de atendimento telefônico; fale com todos os setores em um único númeroPresidente Eunice Haddad e magistrados do Rio prestigiam homenagem ao desembargador Claudio Brandão em Niterói

Leia também

AMAERJ chega a 26 mil seguidores nas mídias sociais

Prazo para lançar opções de férias termina nesta sexta-feira

Presidente do STJ e desembargadores do Rio estarão no Congresso Internacional de Direito Ambiental

Ministra Isabel Gallotti fará palestra na EMERJ sobre a reforma do Código Civil

Magistrados prestigiam inauguração de mostras do Museu sobre história do Direito e da Justiça

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

AMAERJ

AMAERJ chega a 26 mil seguidores nas mídias sociais

11 de julho de 2025
AMAERJ

Prazo para lançar opções de férias termina nesta sexta-feira

11 de julho de 2025
AMAERJ

Presidente do STJ e desembargadores do Rio estarão no Congresso Internacional de Direito Ambiental

11 de julho de 2025
AMAERJ

Ministra Isabel Gallotti fará palestra na EMERJ sobre a reforma do Código Civil

11 de julho de 2025
AMAERJ

Magistrados prestigiam inauguração de mostras do Museu sobre história do Direito e da Justiça

10 de julho de 2025
AMAERJ

Magistrados abordarão na EMERJ o Direito Romano na Idade Média

10 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Blog
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Informe Rio de Janeiro