Um labrador de 4 anos do canil do Corpo de Bombeiros do RJ, batizado de Cão Rio, já está no Rio Grande do Sul para ajudar nos trabalhos de busca por vítimas das chuvas. O animal desembarcou no estado, na noite dessa terça-feira (07/05), em um voo da Força Aérea Brasileira, acompanhado de três militares do Corpo de Bombeiros. O Cão Rio é certificado nacionalmente e já participou de operações importantes como as tragédias de Petrópolis, Paraty e nas chuvas deste ano em Teresópolis.
O Rio de Janeiro é o estado com a maior delegação de bombeiros militares no Sul do país. Mais de 60 militares compõem a força-tarefa. O grupo é formado por profissionais da área de saúde, especialistas em salvamento em desastres e em busca e resgate com cães farejadores.
Além dos resgates e salvamentos, a aeronave do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro também realiza transporte de tropas e cães em apoio a outras corporações que também estão atuando no Rio Grande do Sul, como Minas Gerais, Tocantins, Distrito Federal, Bahia.
Maior navio militar da América Latina sairá do Rio para ajudar vítimas das chuvas no Rio Grande do SulO número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul chega a 95. Segundo a Defesa Civil, 150 mil pessoas estão desabrigadas e 401 municípios foram atingidos. Há falta de água, energia e desabastecimento de alimentos em quase um terço de todo o estado.
