Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Rio de janeiro
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe Rio de janeiroInforme Rio de janeiro
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Rio de Janeiro

Maria Luiza Nobre – Rio de Janeiro tem temporada até dezembro: balé, ópera, concertos, é só escolher

22 de abril de 2024
Compartilhar

No palco do Theatro Municipal de Janeiro, o mais importante Teatro do país, continua o êxito total de Elixir do Amor de Donizzetti. Como o o Rio de Janeiro tem sorte, além de poder passar ali na Cinelândia e ver aquela majestade, agora pode fazer sua agenda de concertos até o final do ano. A coluna informa tudo.

Abril

Depois de apresentar a Série Celebrações – Beethoven, Brahms e Bruckner e o Concerto Didático no mês de março, sob a regência do maestro titular da OSTM, Felipe Prazeres, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro lança a Temporada 2024 de abril até o fim do ano.

ELIXIR DO AMOR

Semana das últimas récitas da ópera de Donizzetti.Dia 26, às19h, dia 28, às17h e dia 24, às 14h Projeto escola.

“A temporada de 2024 foi especialmente desenvolvida com o Patrocínio Oficial da Petrobras para atender ao nosso público, sem esquecermos de todos aqueles que nunca estiveram no Municipal. Remontamos clássicos e obras inéditas para que os espectadores possam conhecer o que há de melhor em nosso repertório. Será um ano de muitas atividades. Não deixem de visitar o Theatro! Será um prazer recebê-los” , comemora a Presidente da Fundação Teatro Municipal, Clara Paulino.

Maio

Em maio será a vez de o Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, com Ballet e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, sob a regência de Tobias Volkmann. A concepção e adaptação ficarão a cargo de Jorge Texeira, a partir de Marius Petipa e Lev Ivanov e a Direção e mise-en-scène serão de Hélio Bejani. No total, haverá onze récitas, sendo um ensaio geral para convidados e uma apresentação exclusiva para escolas: 15 de maio (ensaio geral), 16 (estreia), 17,18, 22, 23, 24 e 25 às 19h, dias 19 e 26, às 17h e no dia 21, às 14h (Projeto Escola).

Junho

Em junho, o Theatro Municipal volta com a Série Música Brasileira em Foco, enaltecendo grandes compositores do nosso país com a participação do Coro e Orquestra Sinfônica do Municipal, sob a regência do maestro Ricardo Rocha. Serão dois concertos com obras-primas dos quatro mais geniais representantes do sinfonismo brasileiro dos séculos XIX e XX, começando com Alberto Nepomuceno e sua monumental Sinfonia em Sol Menor, a Abertura da Ópera Jupyra, de Francisco Braga, e Leopoldo Miguez com o poema sinfônico Ave Libertas – uma ode ao advento da República. Representando o século XX, o programa será encerrado com Heitor Villa-Lobos, com o seu emblemático Choros n.10, o ‘Rasga Coração’, a maior expressão musical do modernismo brasileiro. Os concertos acontecerão nos dias 6 de junho, às 12h (Municipal ao Meio-Dia com preços populares a dois reais) e no dia 7 de junho, às 19h.

Julho

No mês em que o Theatro Municipal celebra o aniversário de 115 anos, a programação, como de costume, será aberta ao público, no dia 14 de julho, data da comemoração. Será a Pré-estreia de ‘II Trittico’, composto pelas óperas em um ato:’ II Tabarro’, ‘Suor Angelica’ e ‘Gianni Schicchi’, no ano do centenário de morte de seu autor, Giacomo Puccini.Com concepção e direção cênica de Pablo Maritano e direção musical e regência de Carlos Vieu, II Tritico contará com Coro, Orquestra Sinfônica da casa e os solistas:

II Tritico – Inácio de Nonno e Marcelo Ferreira (Michele), Eiko Senda e Tatiana Carlos (Giorgetta), Enrique Bravo e Paulo Mandarino (Luigi)

Suor Angelica – Ludmilla Bauerfeldt e Eiko Senda (Angelica), Edneia de Oliveira e Mere Oliveira (A Princesa)

Gianni Schicchi – Marcelo Ferreira e Inácio de Nonno (Gianni Schicchi), Lorena Pires e Flávia Fernandes (Lauretta) e Guilherme Moreira (Rinuccio)

E grande elenco.

Serão seis récitas no total, sendo a Pré-estreia em 14 de julho, às 17h e a estreia no dia 17, às 19h. A temporada segue nos dias 19, 25 e 27, às 19h e no dia 21, às 17h.

Agosto

‘La Fille mal Gardée’ com o Ballet e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro é o destaque de agosto no palco principal. Com coreografia e concepção de Ricardo Alfonso e regência de Silvio Viegas, o balé contará com 11 récitas, sendo um ensaio geral e uma apresentação exclusiva para escolas: dia 14 de agosto (ensaio geral), 15 (estreia),16,17,21,22,23 e 24, às 19h, 18 e 25, às 17h e 20, às 14h (Projeto Escola).

Setembro

Depois do sucesso em 2023, o Festival Oficina de Ópera está de volta ao Municipal em sua 2ª Edição com o objetivo de formar equipes criativas do setor, dando ênfase ao trabalho de jovens diretores cênicos. Serão três óperas em todo o Festival. Para a abertura, ‘Candinho’, de João Guilherme Ripper com a Orquestra Sinfônica da UFRJ. Com concepção e direção cênica de Daniel Salgado, a obra terá direção musical e regência de Roberto Duarte. Carolina Morel, Andressa Inácio, Geilson Santos, Fernando Lorenzo, Erika Henriques e Ariel Castilho serão os solistas de Candinho que acontece nos dias 12 de setembro, às 14h (Projeto Escola) e 13, às 19h.

A segunda ópera será La Serva Padrona, de Giovanni Battista Pergolesi e vai contar com Ensemble OSTM, além dos solistas Michele Menezes (Serpina), Saulo Javan (Uberto) e o ator Ludoviko Vianna (Vespone). Com direção musical e regência de Edvan Moraes, as apresentações serão realizadas nos dias 14 de setembro, às 19h e 15, às 17h. A regência será de Edvan Moraes.

E para encerrar a 2ª Edição do Festival de Ópera, Le Villi, de Giacomo Puccini com o Coro e Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro.Com direção musical e regência do maestro titular, Felipe Prazeres, a ópera tem concepção e direção cênica de Bruno Fernandes e Mateus Dutra. Serão quatro récitas, nos dias 18 (ensaio geral para convidados),19, 20 e 21, às 19h. Como solistas: Marly Montoni e Marianna Lima (Anna), Lazio Bonilla e Ivan Jorgensen (Roberto), Inácio de Nonno e Flávio Mello (Guglielmo).

Outubro

Em outubro, o Ballet e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal chegam, mais uma vez, com ‘Triple Bill’, sob a regência de Felipe Prazeres. A concepção é de Ricardo Amarantes que assina as três coreografias: Sheerazade, com música de Nicolai Rimsky-Korsakov, Love Fear Loss com arranjo para piano de Nathaliya Chepurenko executado por Calebe Faria e Bolero, de Maurice Ravel.

As seis apresentações acontecem a partir do dia 15 de outubro, dia do professor, quando acontecerá um ensaio geral exclusivo para professores, às 19h. Nos dias 16 (estreia),17,18 e 19, as récitas iniciam às 19h e no dia 20 será às 17h.

No Dia Mundial da Ópera, 24 de outubro, às 12h, haverá o Projeto Municipal ao Meio-Dia com ingressos a dois reais e no dia 25, o mesmo Concerto Lírico com a Orquestra Jovem do Rio de Janeiro e solistas começará às 19h.

Novembro

A ópera Rusalka, de Dvorak, com Coro e Orquestra Sinfônica (OSTM) sobe pela primeira vez ao palco do Municipal. Com direção musical e regência de Luiz Fernando Malheiro, concepção e direção cênica de André Heller – Lopes, a montagem contará com seis récitas, sendo um ensaio geral e outra uma apresentação exclusiva para escolas: dias 12 de novembro (ensaio geral), 14(estreia), 16 e 22, às 19h, 24 às 17h e 19, às 14h (Projeto Escola). Os solistas serão: Ludmilla Bauerfeldt e Paolla Soneghetti (Rusalka), Eric Herrero e Giovanni Tristacci( O Príncipe), Eliane Coelho e Tati Helene ( A Princesa estrangeira), Denise de Freitas(Jezibaba), Lício Bruno e Murilo Neves ( Vodnik), Carolina Morel, Mariana Gomes e Lara Cavalcanti (As três ninfas).

Dezembro

E para encerrar a temporada, depois de muitos pedidos do público, o Quebra- Nozes, de Tchaikovsky, com Ballet, Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sob a regência do maestro Felipe Prazeres. A concepção e adaptação ficarão a cargo de Jorge Texeira, a partir de Marius Petipa e a Direção e mise-en-scène serão realizadas por Hélio Bejani. No total, a temporada de um dos balés mais dançados no mundo terá 10 récitas, sendo um ensaio geral e outra apresentação exclusiva para escolas: Dias 12 (ensaio geral), 13 (estreia), 14, 18, 19, 20, 21 às 19h, dias 15 e 22, às 17h e dia 17, às 14h (Projeto Escola).

Em todas as récitas da Temporada 2024 do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, antes de cada espetáculo, haverá uma palestra gratuita sobre a obra e suas curiosidades com a presença de um intérprete de libras. Durante o ano, a Petrobras também patrocina diversas atividades como masterclasses gratuitas e a área educativa com visitas guiadas, visitas temáticas e oficinas de desenho.

Leia também

Clínica de Medicina Veterinária inaugura no Flamengo

Clínica de Medicina Veterinária inaugura no Flamengo

Clínica de Medicina Veterinária inaugura no Flamengo

Clínica de Medicina Veterinária inaugura no Flamengo

Clínica de Medicina Veterinária inaugura no Flamengo

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Clínica de Medicina Veterinária inaugura no Flamengo

25 de junho de 2024

Clínica de Medicina Veterinária inaugura no Flamengo

25 de junho de 2024

Clínica de Medicina Veterinária inaugura no Flamengo

25 de junho de 2024

Clínica de Medicina Veterinária inaugura no Flamengo

25 de junho de 2024

Clínica de Medicina Veterinária inaugura no Flamengo

25 de junho de 2024

Clínica de Medicina Veterinária inaugura no Flamengo

25 de junho de 2024
  • Fale Conosco
  • Blog
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Informe Rio de Janeiro