A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, representou a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) na abertura do 3º Exame Nacional da Magistratura (Enam) no Rio de Janeiro neste domingo (18), no Plenário Ministro Waldemar Zveiter do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A cerimônia foi conduzida pelo diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Benedito Gonçalves, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Os ministros do STJ Antonio Saldanha, Marco Aurélio Bellizze e Messod Azulay Neto também estiveram presentes, além dos desembargadores Ricardo Couto, presidente do TJ-RJ, e Cláudio Dell’Orto, diretor-geral da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (EMERJ).
O exame foi aplicado em todas as capitais do país. A aprovação é um requisito obrigatório para a inscrição em concursos da magistratura promovidos pelos tribunais regionais federais, tribunais do trabalho, tribunais militares e tribunais dos estados e do Distrito Federal e dos territórios.
O diretor-geral Benedito Gonçalves elogiou a qualidade técnica do exame. “É uma uniformização nacional da qualidade técnica, a valorização da vocação para o exercício da jurisdição e, acima de tudo, a democratização do acesso à Justiça, com diversidade e representatividade.”
Leia também: Editais de rodízio de juízes eleitorais, abertos a pedido da AMAERJ, têm novas vagasPalestra na EMERJ abordará inovações tecnológicas na JustiçaMagistrados do Rio participarão de simpósio do IMB no Palácio da Democracia