O projeto Reviver Centro tem sido vitorioso em todo o seu esforço em revitalizar a região Central do Rio de Janeiro. A emblemática Rua da Carioca, há anos em processo de degradação e esvaziamento, será um dos palcos dessa transformação, por meio do Reviver Rua da Carioca, lançado pela Prefeitura em setembro do ano passado. O programa transformará a histórica via na Rua da Cerveja, local com fábricas da bebida e brewpubs – local onde a cerveja é produzida, comercializada e consumida.
As boas-novas já se anunciam. O Bar Lagoa, que completa 90 anos em 2024, abrirá uma filial no nº 34 da Rua da Carioca, onde funcionou por 100 anos o legendário Bar Luiz, que sucumbiu, em 2022, às agruras provocadas pela crise sanitária de Covid e à debacle da economia fluminense, já em franca recuperação.
Inaugurado em 1934, a casa foi batizada como Bar Berlim, nome sob o qual funcionou até o início da Segunda Guerra Mundial, evento que levou os donos do estabelecimento a rebatizá-lo como Bar Lagoa. Com arquitetura em art déco, a casa, dedicada à gastronomia alemã, é conhecida por servir as mesmas receitas há décadas e pelo bom atendimento.
Os donos do Lagoa pretendem levar para a filial do Centro a mesma configuração do bar da Zona Sul. Mas a empreitada chega com novidades, entre elas a parceria com cervejaria Sundog, que tem em seu catálogo opções, como: Black Magic, Ode a Ninkasi, Gods Ipa, Hella e Edda – todas artesanalmente fabricadas com matérias primas originais, onde até a água na fabricação da bebida remonta à origem da cerveja.
Entre os pratos clássicos servidos pelo Lagoa e que estrelarão na filial do Centro estão o croquete alemão de carne; o salsichão com salada de batatas; o filé à Oswaldo Aranha, servido com arroz, alho frito, farofa e batata frita, além do Eisbein, joelho de porco com chucrute. No local, também será possível consumir cervejas de fabricação própria.
