O ministro Mauro Campbell Marques, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira (31), para o cargo de corregedor nacional de Justiça. A posse será em 3 de setembro, às 10h, no plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília.
Atual diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), o ministro vai exercer a função até 2026. Ele foi indicado pelo Pleno do STJ em abril, na vaga do ministro Luis Felipe Salomão, que assumirá a Vice-Presidência do Tribunal da Cidadania em 22 de agosto.
A aprovação no Senado aconteceu em junho. Na sabatina, o ministro Mauro Campbell destacou a grande carga de trabalho dos magistrados. “O Judiciário nacional é grandioso, tem números desafiadores. Nenhum país do mundo possui 80 milhões de processos em tramitação. Nenhum juiz do mundo possui a carga de trabalho que o juiz brasileiro possui”, afirmou.
“Aqui fica o primeiro registro de reinaugurar um diálogo com a Magistratura nacional. Temos vários Brasis em um só Brasil. O juiz que atua no Rio Grande do Sul, no interior de São Paulo, Goiás, Ceará e Amazonas, todos eles enfrentam peculiaridades nessa atuação e merecem o nosso respeito pela dignidade do cargo e pelo excesso de trabalho que exercem”, ressaltou o ministro.
Trajetória
Nascido em Manaus (AM), o ministro Mauro Campbell integra o STJ desde 2008. Antes, foi membro do Ministério Público do Amazonas (1987-2008), onde atuou como procurador-geral de Justiça. Ainda no Amazonas, foi secretário de Controle Interno, Ética e Transparência (2004); de Segurança Pública (1993-1995); e de Justiça (1991-1993).
É bacharel em Direito pelo Instituto Metodista Bennett (1985). Foi ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e corregedor-geral da Justiça Eleitoral. Na função de diretor-geral da Enfam, organizou a primeira edição do Exame Nacional da Magistratura (Enam), recém-criado pelo CNJ.
Leia também: Presidente Eunice Haddad falará sobre projetos legislativos da Magistratura em encontro no Espírito SantoPrêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos prorroga inscrições até 11 de agostoCursos da Escola de Mediação em agosto e setembro têm inscrições abertas