Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) definiram, nesta segunda-feira (14), a lista tríplice de integrantes do Ministério Público (MP) candidatos ao cargo de desembargador pelo quinto constitucional. A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, acompanhou a votação no Plenário Ministro Waldemar Zveiter.
Foram escolhidos pelo Tribunal Pleno do TJ-RJ para compor a lista tríplice a procuradora Renata Maria Nicolau Cabo (122 votos) e os promotores Guilherme Braga Peña de Moraes (78 votos no 1º escrutínio e 108 votos no 2º escrutínio) e Juan Luiz Souza Vazquez (71 votos no 1º escrutínio; 84 no 2º; 94 no 3º; e 102 votos no 4º escrutínio).
A lista será encaminhada ao governador Cláudio Castro. A vaga decorre da aposentadoria do desembargador Maurício Caldas Lopes, que atuou no TJ-RJ por 23 anos e também assistiu à votação no plenário.
Também concorriam os procuradores Marlon Oberst Cordovil e Carmen Eliza Bastos de Carvalho e a promotora Adriana Alemany de Araújo.
Novas Câmaras
A proposta de resolução que visa criar quatro novas Câmaras de Direito Público foi retirado de pauta. O presidente do TJ-RJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, afirmou que o projeto recebeu emendas e, após estudo, será colocado em votação.
Leia também: Órgão Especial do TJ-RJ votará a remoção de juízes no próximo dia 21Juízas do TJ-RJ conhecem a gestão de precedentes do Supremo e do STJ em BrasíliaPresidente da AMAERJ e juízes da 5ª Regional se reúnem em Nova Friburgo