O governador Cláudio Castro nomeou, nesta segunda-feira (16), quatro novos desembargadores para o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Foram escolhidos os promotores de Justiça Juan Luiz Souza Vazquez e Guilherme Braga Peña de Moraes e os advogados Carlos Alberto Menezes Direito Filho e Fernando Marques de Campos Cabral Filho.
Os futuros magistrados foram nomeados a partir das listas tríplices formadas pelo Tribunal Pleno do TJ-RJ, em sessão realizada nesta segunda-feira.
As nomeações dos quatro escolhidos para as vagas do quinto constitucional foram publicadas em edição extra do Diário Oficial do Estado.
Trajetórias
O promotor Juan Luiz Souza Vazquez integra o Ministério Público desde 2003. É doutor em Direito Mercantil pela Universidad Complutense de Madrid, mestre em Direito Econômico e Desenvolvimento pela Universidade Candido Mendes e especialista em Direito Privado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Leciona Direito Empresarial como professor convidado da Escola da Magistratura do Estado (EMERJ).
Membro do MP-RJ desde 2001, o promotor Guilherme Braga Peña de Moraes formou-se em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). É mestre em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), doutor em Direito Constitucional pela PUC-SP e pós-doutor em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade Fordham (Nova York – EUA). É professor adjunto da UFF.
O advogado Carlos Alberto Menezes Direito Filho é graduado em Direito pela Universidade Candido Mendes (1994), pós-graduado em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e em Filosofia Contemporânea pela PUC-Rio. Integrou o Conselho da Seccional do Rio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) e, atualmente, presidia o Tribunal de Ética e Disciplina. É filho do ex-ministro do STF Carlos Alberto Menezes Direito (1942-2009) e irmão do desembargador do TJ-RJ Carlos Gustavo Vianna Direito.
Graduado em Direito pela Universidade Estácio, o advogado Fernando Marques de Campos Cabral Filho tem pós-graduação em Litígio pela FGV. Vice-diretor geral da Escola de Advocacia (ESA) da OAB-RJ e professor dos cursos de pós-graduação em Direito Processual Civil e Gestão Processual do Ibmec. Integra o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) desde 2023, na classe jurista. É filho do desembargador aposentado Fernando Marques de Campos Cabral, que presidiu a AMAERJ de 1998 a 1999.
Leia também: Conselho selecionará magistrados para Turmas Recursais no biênio 2025/2026AMAERJ sorteia duas inscrições para congresso na EspanhaPresidente Eunice Haddad, desembargador Marcus Basílio e ministro Edson Fachin são homenageados pelo MP