O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) reinaugurou, nesta quarta-feira (18), dois auditórios na Lâmina 1 do Fórum Central. A juíza Márcia Succi, 1ª tesoureira da AMAERJ, representou a Associação no evento.
Nomeados em homenagem aos saudosos desembargadores Antônio Carlos Amorim e Nelson Ribeiro Alves, os espaços para a realização de eventos jurídicos foram originalmente inaugurados em 1995.
Além da juíza Marcia Succi, compuseram o dispositivo de honra os desembargadores Ricardo Rodrigues Cardozo, presidente do TJ-RJ; Humberto Dalla, conselheiro de Estudos e Pesquisas da AMAERJ; Fabio Dutra; e a filha do desembargador Antônio Carlos Amorim, Helena Amorim.
O presidente do TJ-RJ disse se sentir honrado em reinaugurar os dois auditórios, sendo um deles o maior do Tribunal. “Uma das minhas propostas era essa, a modernização desses auditórios. E eu queria muito homenagear o desembargador Amorim. Se não fosse ele, o Tribunal naquela época só teria duas lâminas. Sua esposa, Terezinha, criou uma creche para os filhos dos funcionários que estava instalada neste andar”, discursou.
Emocionada, Helena Amorim agradeceu ao presidente pelas palavras sobre o pai, Antônio Carlos Amorim. “Meu pai verá tudo. Contarei tudo a ele quando nos encontrarmos. Quero agradecer a todos eles e ao Tribunal na pessoa do presidente. Muito obrigada pelas palavras”, exaltou.
O Auditório Desembargador Antônio Carlos Amorim, com 430 lugares, e o Auditório Desembargador Nelson Ribeiro Alves, com 89 lugares. Iniciadas no dia 20 de dezembro de 2023, as obras de reforma dos dois auditórios foram concluídas em 328 dias. Nos locais foram instaladas salas para profissionais de tradução simultânea, tecnologias audiovisuais, painéis de LED e sala de SWITCH profissional para edição de vídeos, dentre outras melhorias técnicas.
Outra grande preocupação nas renovações foi com a acessibilidade dos ambientes. No Auditório Desembargador Antônio Carlos Amorim foram instaladas cinco cadeiras destinadas a pessoas com obesidade, além de nove espaços reservados para cadeirantes. Já no Auditório Desembargador Nelson Ribeiro Alves, há duas cadeiras para obesos e dois espaços para cadeirantes.
Os ambientes também receberam, além de salas vips, onde os participantes e convidados aguardam o início do evento, antessalas com acesso direto aos palcos para apoio aos palestrantes.
Ao fim do evento de reinauguração, que aconteceu no auditório Desembargador Antônio Carlos Amorim, o público assistiu à apresentação musical da Orquestra de Câmara e do Coral da Universidade Católica de Petrópolis.
Leia também: Posse de 17 novos desembargadores acontecerá nesta quinta-feiraJuiz Daniel Konder é homenageado pelo CNJ no Prêmio Prioridade AbsolutaCurso de aperfeiçoamento da EMERJ abordará sistema de precedentes vinculantes