A Escola de Artes Visuais (EAV) estará presente na 15ª edição da ArtRio, de quarta-feira (10/9) a domingo (14/9), na Marina da Glória. Ao lado da Casa Brasil, os dois equipamentos da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio irão compartilhar o stand número l4, no Pavilhão MAR. No total, será um conjunto de sete obras de artistas já pertencentes à coleção da EAV, para incentivar doações à escola que serão convertidas em bolsas sociais, contribuindo para a formação de novos artistas. Serão expostos os trabalhos de Rafael Pinto, o Pérola, natural de Roraima, e Mayara Velozo, a Mayara, do Rio de Janeiro, ambos artistas residentes da Casa Brasil; e também de mais cinco artistas: Anna Bella Geiger, Angelo Venosa, Iole de Freitas, Lucia Laguna e Marcus André.
“A Escola de Artes Visuais do Parque Lage e a Casa Brasil são dois importantes equipamentos culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, que compartilham objetivos e valores. Ambos têm como missão promover a cultura, a arte e a educação, contribuindo para o desenvolvimento social e cultural da comunidade. Essa parceria se concretiza em projetos comuns, como a formação de artistas e de públicos para as artes, e a capacitação de profissionais da área cultural, e será oficializada na ArtRio”, ressalta Danielle Barros, Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro.
A EAV Parque Lage é uma das principais escolas de arte do Brasil e da América Latina, na formação de novos artistas e novos públicos, contribuindo de maneira singular com a arte contemporânea brasileira. São mais de 50 cursos em diversas áreas criativas para formar e desenvolver as habilidades artísticas. Em 2025, a escola completa 50 anos, apresentando uma programação para celebrar a data.
“A participação dos nossos residentes se dará em colaboração com a Associação de Amigos da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, que apoia o programa de financiamento de bolsas de estudos para a Escola. Uma parceria que reforça o compromisso das duas instituições com o desenvolvimento artístico no Estado, contribuindo para a construção de uma sociedade mais rica e diversa culturalmente”, destaca Tania Queiroz, diretora da Casa Brasil e da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
Obras
No stand estarão expostas as obras dos sete artistas, entre eles dos dois residentes, que poderão ser adquiridas pelo público, mediante doação dos recursos para o Programa de Bolsas da Escola, da Associação dos Amigos da EAV. A fotoperformance de Rafael Pinto, que integra a série Como(ver) a Cidade registra e demarca uma Boa Vista (RR)imaginada/contada/vivenciada por pessoas que moram em diferentes bairros, trazendo retratos e relatos das suas relações com a cidade. Esses retratos e relatos foram transcritos, reproduzidos, e colados em forma de lambe-lambe nos bairros dessas pessoas que, junto com o artista, dividem a autoria da obra.
A fotoperformance Cozinha Americana, que integra a série com o mesmo nome, faz parte de uma coleção de fotos que investiga símbolos da vivência da artista, sua intimidade e o recorte social onde ela se insere. Inspirada pela artista Carrie Mae Weems, a série é uma homenagem ao trabalho de artistas racializadas e à perspectiva brasileira e favelada de Mayara, moradora do Salgueiro, na zona norte do Rio de Janeiro.
Mais cinco artistas irão expor seus trabalhos, que integram a Coleção Amigos EAV: O Outro (1973/2019 – Iole de Freitas); Jardim e Paisagem (2019 – Lucia Laguna); Lunar I (1973 – Anna Bella Geiger); Sem título (2014 – Angelo Venosa) e Califórnia (2022 – Marcus André).
Serviço
ArtRio
15ª edição da Feira de Arte do Rio de Janeiro da ArtRio
Datas e horários: 10 a 14 de setembro, das 13h às 20h
Local: Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória)
Localização: stand I4, no Pavilhão MAR
Entrada: ingressos disponíveis na plataforma GoDream
Classificação: Livre