A juíza federal Mariana Queiroz Aquino, da Justiça Militar da União, lançou no auditório da AMAERJ, nesta quinta-feira (30), o livro “Manual Antiassédio no trabalho”. A presidente da Associação, juíza Eunice Haddad, e a desembargadora Adriana Ramos de Mello participaram do evento, que reuniu profissionais do Direito e militares.
A presidente Eunice Haddad abriu o encontro. “É uma alegria para a AMAERJ sediar o lançamento no Rio do livro da Mariana sobre o assédio nas relações de trabalho, um tema tão importante, às vezes muito silencioso. Essa publicação traz uma luz para ampliar a percepção de situações que acontecem perto de nós e, desta forma, possibilitar que todos possam ajudar a sociedade”, afirmou a magistrada.
A obra é publicada pela Editora Letramento e busca oferecer instrumentos práticos para a prevenção e o enfrentamento do assédio e das práticas discriminatórias no ambiente de trabalho.
A desembargadora Adriana Ramos de Mello frisou que o assédio sexual e o assédio moral infelizmente são uma realidade nas instituições. “Grande parte das pessoas que sofre assédio são mulheres, no ambiente doméstico, no trabalho, no transporte público. Por isso, esse livro é muito importante. O trabalho da Mariana é encantador.”
A autora da obra agradeceu a presidente da AMAERJ pela disponibilização da sede associativa para o evento.
“É uma grande honra dividir com vocês esse trabalho, que é fruto de muito estudo a fim de contribuir para ambientes laborais mais justos, humanos e respeitosos. Expresso minha gratidão à AMAERJ, instituição que tanto admiro, e a doutora Eunice, que, com sua sensibilidade e liderança, tornou possível esse encontro e me inspirou com sua trajetória de coragem e compromisso com a equidade”, disse a juíza Mariana Queiroz Aquino.
“Estou muito feliz de estar na presença da doutora Eunice, uma pessoa muito ágil, que disponibilizou rapidamente esse espaço, e a desembargadora Adriana, uma referência do estudo do gênero. Estou ao lado de duas mulheres fortes, essa mesa é muito representativa”, afirmou a autora.
O livro trata dos diferentes tipos de assédio e da discriminação estrutural, além de contar com um guia para vítimas, com orientações sobre coleta de provas, busca de apoio e medidas jurídicas. A obra também apresenta o “Glossário Antiassédio”, ferramenta útil para uniformizar conceitos e desnaturalizar expressões que mascaram situações de violência.
A juíza Mariana Queiroz Aquino é graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), especialista em Direito Militar pela Universidade Candido Mendes e certificada em Direito Internacional Humanitário pela Universidade de Leiden, na Holanda.
Clique aqui para adquirir o livro.
Leia também: Juíza Eunice Haddad é homenageada pelo Colégio de Corregedores dos TribunaisAssociados poderão votar nas eleições da AMB pela internet, na AMAERJ ou por cartaEncoge é aberto no TJ-RJ com a presença da presidente da AMAERJ, de ministros e magistrados de todo o país
 
                     
				            
 
			 
         
         
         
         
         
        