O desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, 1º vice-presidente eleito da AMAERJ, teve seu retrato inaugurado na Galeria de Honra dos Diretores-Gerais da Escola da Magistratura do Estado (EMERJ) nesta terça-feira (25). O magistrado foi diretor-geral da Escola no biênio 2023-2024. A 2ª vice-presidente eleita da Associação, juíza Ana Beatriz Estrella, representou a AMAERJ na solenidade.
Em seu discurso, o desembargador Cláudio dell’Orto agradeceu ao homenageado pelas contribuições à EMERJ e ao Tribunal, e ressaltou sua participação no movimento associativo da Magistratura do Rio. “Marco Aurélio é um exemplo de dedicação ao Direito, ao Tribunal de Justiça, à Escola da Magistratura e à nossa AMAERJ – ele foi eleito o 1º vice-presidente da Associação na chapa capitaneada pela juíza Eunice Haddad”, disse o atual diretor-geral da EMERJ.
Durante a solenidade, foram destacadas as realizações que marcaram a trajetória do desembargador homenageado na Escola da Magistratura, como as ações em prol do aumento da acessibilidade – instalação de placas em braile e ampliação da tradução em libras nos eventos na Escola, a implantação de atendimento psicopedagógico aos alunos e os convênios para concessão de bolsas de estudos e oportunidades de capacitação de servidores.
Ao expressar gratidão pela homenagem, o desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo exaltou a atuação dos funcionários da EMERJ, o trabalho dos professores e o apoio de sua família. “Minha fala é de agradecimento. Muito obrigado pelo carinho e pela presença de todos”, frisou.
O homenageado destacou a qualidade do ensino oferecido na Escola da Magistratura do Rio, e disse que a instituição é referência nacional na formação de novos magistrados. “A EMERJ é um lugar de excelência, com a maior carga horária de pós-graduação lato sensu do país”, afirmou o desembargador.
Na galeria de honra, o retrato do desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo foi descerrado pelo homenageado junto à sua filha e ao desembargador Cláudio dell’Orto.
A Galeria de Honra dos Diretores-Gerais da EMERJ é um espaço de memória institucional onde registra-se o valor dos magistrados que dedicaram sua trajetória à Escola.
Magistrados do Rio estiveram na cerimônia, entre eles os desembargadores Maria Angélica Guedes (2ª vice-presidente do TJ-RJ) e Luiz Zveiter (presidente do Tribunal no biênio 2009-2010).
O desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo formou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1992. É mestre e doutor pela Universidade Estácio. Atuou como defensor público (1994-2008) e ingressou no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) em 2008.
É professor há mais de 25 anos e autor de obras sobre Direito Civil. Foi o relator e presidente da subcomissão de Direito das Coisas da comissão de juristas que elaborou o anteprojeto de atualização do Código Civil.
Leia também: Com recorde histórico de votos, juíza Eunice Haddad é reeleita presidente da AMAERJDesembargadores do Rio estarão no 2º Festival Literário de PetrópolisEncontros da Infância e Juventude reúnem juízes do TJ-RJ em Aracaju
