A juíza Alessandra de Souza Araújo, titular da 1ª Vara Cível de Araruama, foi palestrante do 1º Congresso Nacional Interdisciplinar de Direitos da Pessoa com Câncer (CONIDEP), no painel “Judiciário e a garantia de direitos”. O evento foi promovido no sábado (6) pela Associação Brasileira dos Advogados (ABA), no Flamengo (Zona Sul do Rio).
Na palestra, a juíza ressaltou a necessidade da efetividade do Estatuto da Pessoa com Câncer (Lei n. 14.238/21). A magistrada falou, ainda, sobre o papel da jurisprudência na garantia da dignidade da pessoa humana e proposições de mediação e conciliação entre as partes envolvidas, como planos de saúde e rede pública.
Participaram do encontro advogados e profissionais da saúde. Os demais palestrantes também ressaltaram a necessidade de abordar o tema sem preconceitos e estigmas, com diálogos e visão solidária.
Leia também: TJ-RJ recebe Selo Ouro pela promoção da igualdade de gênero e pelo combate à violênciaJuíza Eunice Haddad participa de encontro com presidentes do STJ e do TJ-RJPresidente da AMAERJ prestigia entrega do Colar do Mérito Judiciário a magistrados e autoridades
