O programa “Juristur – Conhecendo o Judiciário”, da AMAERJ, já tem datas disponíveis para instituições de ensino interessadas em agendar visitas este ano. O projeto, que recebeu 224 visitantes em 2025, possibilita que universitários e alunos dos ensinos médio e fundamental conheçam o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).
Ao longo de 2025, participaram alunos do Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam), Colégio Adventista da Tijuca, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Estácio e Universidade La Salle (Unilasalle), além de líderes comunitários da Justiça Cidadã (programa do TJ-RJ).
As visitas acontecem às segundas-feiras. O agendamento pode ser realizado pelo e-mail juristur@amaerj.org.br ou WhatsApp (21) 97030-1924. Os grupos devem ter de 15 a 35 pessoas.
O Juristur é coordenado pelo juiz aposentado Joel Pereira dos Santos, que recepciona os estudantes, explica a organização judiciária e relembra processos julgados pelo Tribunal.
O Juristur foi criado pela AMAERJ em 1996 para contribuir com a formação profissional dos estudantes. Nas visitas, os alunos conhecem as dependências do TJ, como os plenários do Órgão Especial e do Tribunal Pleno, e participam de uma visita guiada pelo Museu da Justiça, onde ficam o Salão dos Passos Perdidos, o 1º Tribunal do Júri, o antigo Tribunal Pleno e o Salão dos Espelhos.
Leia também: Curso sobre Eproc tem inscrições abertas para quatro turmasComemoração da AMAERJ com aniversariantes será no dia 26Juíza Camila Guerin tomará posse como presidente do Fonavid no dia 22
