Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Rio de janeiro
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe Rio de janeiroInforme Rio de janeiro
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
AMAERJ

Desembargador Edson Aguiar de Vasconcelos é homenageado no Tribunal de Justiça

26 de janeiro de 2026
Compartilhar
Desembargadores Ricardo Couto e Edson Aguiar de Vasconcelos e a presidente Eunice Haddad

Magistrado há 42 anos, o desembargador Edson Aguiar de Vasconcelos recebeu a Medalha de Honra da Magistratura Fluminense, na sessão desta segunda-feira (26) do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, esteve na homenagem ao desembargador, que se aposentará compulsoriamente.

Os desembargadores Suely Lopes Magalhães, 1ª vice-presidente do Tribunal, e Adriano Celso Guimarães entregaram a comenda ao desembargador Edson Aguiar de Vasconcelos no Plenário Ministro Waldemar Zveiter.

Desembargadores Suely Lopes Magalhães, Edson Aguiar de Vasconcelos, Adriano Celso Guimarães e Ricardo Couto

O presidente do TJ-RJ, desembargador Ricardo Couto, saudou o homenageado. “Vossa excelência é um exemplo para todos nós, e eu sou testemunha. Durante todo esse o tempo de convívio, eu aprendi muito e tenho aprendido. Pude perceber sua genialidade como magistrado, amigo e conselheiro. Como seu fã e discípulo, eu gostaria de agradecer por tudo o que vossa excelência fez e faz para a Justiça brasileira.”

O desembargador Milton Fernandes de Souza, presidente do Tribunal no biênio 2017-2018 e colega de concurso do homenageado, discursou em nome da Corte: “Após 42 anos de Magistratura, chegou o momento da aposentadoria. Durante esse período, você fez muitas amizades e deu o melhor de si. Esse sentimento de dever cumprido permanece no seguimento da vida e expressa um júbilo que põe de lado qualquer tristeza por essa nova fase. Um grande abraço em nome do Tribunal”, disse o magistrado.

Desembargadores Ricardo Couto e Milton Fernandes

Em seu discurso, o desembargador Edson Aguiar de Vasconcelos expressou gratidão pela homenagem e ressaltou que não vê a aposentadoria como um encerramento, mas um chamado a novas possibilidades.

“O meu agradecimento agora entra em ritmo de celebração: completei com vaidosa honra uma longa jornada nesta profissão. Apesar de todo esse tempo eu só quero olhar para frente. A vida é feita de erros e acertos – mudam os cenários, mudam as pessoas e mudamos nós. De minha parte, não quero parar agora, estou engajado. Nesse tempo de aposentadoria obrigatória, que se assemelha a um caminho de glória, sinto-me entrando em um túnel misterioso, com vários caminhos a seguir”, declarou.

Homenageado é aplaudido pelos colegas no plenário

A desembargadora Suely Magalhães destacou a trajetória do homenageado e desejou votos de felicidade na nova etapa. “É uma honra ter tido a participação de vossa excelência em nossas vidas. Muito obrigada e seja muito feliz, é o que eu desejo”, disse a 1ª vice-presidente do Tribunal.

A Medalha de Honra da Magistratura Fluminense foi instituída pelo Órgão Especial com o objetivo de homenagear magistrados que se aposentam por implemento da idade, em reconhecimento à sua dedicação ao Poder Judiciário.

Desembargador Edson Aguiar de Vasconcelos

Carioca, Edson Aguiar de Vasconcelos formou-se em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em 1977. É mestre, doutor e pós-doutor em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Atuou no Ministério Público do Rio de Janeiro de 1979 a 1984, ano em que ingressou na Magistratura. Foi juiz auxiliar da Corregedoria (biênios 1993-1994 e 1997-1998), da 3ª Vice-Presidência (1995-1996) e da Presidência (2000). Promovido a desembargador do TJ-RJ em 2002, presidiu a 17ª Câmara Cível. De 2021 a 2022, foi 3º vice-presidente do Tribunal. É o atual presidente da 1ª Câmara de Direito Público.

Na Justiça Eleitoral, atuou como juiz auxiliar da Presidência do TRE-RJ em 1998 e presidiu a Corte em 2015.

Leia também: Associação parabeniza e agradece aposentados pela dedicação ao JudiciárioPresidente Eunice Haddad prestigia a posse de Paulo Cesar Salomão Filho no TRE-RJJuíza Camila Guerin assume a presidência do Fonavid em cerimônia no Ceará

Leia também

Última reunião de Diretoria do biênio aborda pautas da Magistratura

Comemoração da AMAERJ com aniversariantes será na segunda-feira

AMAERJ saúda magistrados dos concursos de 1974, 2007 e 2017 pelo aniversário da posse

Presidente Eunice Haddad prestigia a posse de Paulo Cesar Salomão Filho no TRE-RJ

Juíza Camila Guerin assume a presidência do Fonavid em cerimônia no Ceará

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

AMAERJ

Última reunião de Diretoria do biênio aborda pautas da Magistratura

26 de janeiro de 2026
AMAERJ

Comemoração da AMAERJ com aniversariantes será na segunda-feira

23 de janeiro de 2026
AMAERJ

AMAERJ saúda magistrados dos concursos de 1974, 2007 e 2017 pelo aniversário da posse

23 de janeiro de 2026
AMAERJ

Presidente Eunice Haddad prestigia a posse de Paulo Cesar Salomão Filho no TRE-RJ

22 de janeiro de 2026
AMAERJ

Juíza Camila Guerin assume a presidência do Fonavid em cerimônia no Ceará

22 de janeiro de 2026
AMAERJ

Fórum Central do TJ sediará campanha de doação de sangue no dia 3 de fevereiro

22 de janeiro de 2026
  • Fale Conosco
  • Blog
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Informe Rio de Janeiro