A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, convocou os associados para a Assembleia Geral Extraordinária, que acontecerá no dia 26 de maio, às 10h, no Auditório da Mútua dos Magistrados (Rua Dom Manuel, nº 29, sala 112, Centro do Rio). Os associados também poderão participar pela plataforma Teams. Os magistrados irão deliberar sobre a aprovação do novo Estatuto da AMAERJ.
A redação final foi aprovada pela Diretoria Executiva e Adjunta e pelo Conselho Deliberativo e Fiscal. A AMAERJ encaminhou o texto da proposta para os associados em abril.
O atual Estatuto é o mesmo desde a fundação da AMAERJ, quando a Associação dos Magistrados Fluminenses e a Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro se uniram há 32 anos.
Com o objetivo de modernizar o texto, foi instituída em 2024 uma comissão composta por dez magistrados: a presidente Eunice Haddad; cinco ex-presidentes da AMAERJ – os desembargadores Fernando Cabral, Cláudio Dell’Orto, Roberto Felinto e Antonio Cesar Siqueira e o juiz Felipe Gonçalves; o 1º vice-presidente da Associação, desembargador Ricardo Alberto Pereira; e os juízes Rita Vergette, diretora-adjunta, Rubens Sá Viana Junior, membro do Conselho, e Marcia Hollanda, diretora de Aperfeiçoamento Institucional.
Em diversas reuniões, os magistrados discutiram, artigo por artigo, os pontos do texto que precisam ser alterados para tornar o regimento moderno e possibilitar uma atuação associativa cada vez mais ágil.
“Contamos com a colaboração e o envolvimento de todos nesse processo importante. A participação de cada um é fundamental para construirmos, juntos, uma entidade ainda mais forte e representativa”, ressaltou os integrantes da Diretoria Executiva e Adjunta em comunicado.