A AMAERJ esteve presente, nesta terça-feira (29), na reunião híbrida destinada ao planejamento da ação social em comemoração ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, que acontecerá nos dias 24 e 25 de setembro. A juíza Adriana Costa dos Santos (diretora de Acessibilidade e Inclusão) representou a Associação no encontro, que foi conduzido pela desembargadora Regina Lucia Passos, presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJ-RJ (COMAI).
A juíza Adriana Costa destacou a importância do apoio à iniciativa. “Esta ação social é a efetivação dos direitos mais essenciais consagrados na legislação e que, na maioria das vezes, demoram a chegar ou nem mesmo chegam ao público alvo. É um orgulho trabalhar com pessoas tão dedicadas a esta causa, lideradas pela desembargadora Regina Lucia Passos”.
Também participaram da reunião as desembargadoras Denise Nicoll, presidente da Mútua dos Magistrados, e Claudia Motta; os juízes Paula Feteira, auxiliar da Presidência do TJ-RJ e integrante da COMAI, e Sandro Espíndola, auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça; Marcio Castro Aguiar, diretor do Departamento de Acessibilidade e Inclusão Social do TJ (DEAIS); e representantes de outros órgãos que trabalham em parceria com a COMAI, como o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-1) e o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado (Sindjustiça-RJ).
Com o objetivo de concluir os alinhamentos necessários, a presidente COMAI vem conduzindo reuniões com todos os órgãos que contribuem com a realização do evento. Para que a ação social aconteça, são muitos os pontos que devem ser vistos com atenção: desde planejar a estrutura do evento e organizar a logística até definir os detalhes de cada atendimento que será oferecido.
A desembargadora Regina Lucia Passos enfatizou o papel dos apoiadores na realização do evento que, a partir de 2025, passa a compor oficialmente o calendário institucional do Tribunal.
“O protagonismo é das pessoas com deficiência, não é nosso. Para isso, é importante a nossa união e que estejamos todos – pessoas, entidades públicas ou particulares e, principalmente, a nossa instituição – voltados para esse tema da acessibilidade e inclusão. O que podemos fazer para promover esse assunto, ajudar essas pessoas?”, disse a presidente da COMAI.
Encerrando a reunião, o diretor do DEAIS reforçou o principal objetivo da ação: “O mais importante é que as pessoas com deficiência que vierem saiam daqui satisfeitas, que se sintam acolhidas e consigam concretizar os seus direitos. Elas virão aqui buscar soluções e nós estaremos ofertando cidadania e esperança”.
Leia também: Ação social para o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência é organizada no TJ-RJTribunal suspende prazos processuais no Dia dos Magistrados e dos AdvogadosMagistrados do Rio participarão de evento da Semana de Valorização da Primeira Infância