16/12/2025 – 18:40
Reprodução YouTube
Cena do filme Por Trás da Porta, de João Orides Padilha Júnior
A Câmara dos Deputados anunciou o resultado preliminar do concurso de vídeos Pelo Fim da Violência contra a Mulher. Foram selecionadas cinco obras audiovisuais, uma de cada região do país, entre produções de documentário e ficção.
As obras vencedoras são:
Região Sudeste• Escola de HomensDireção: Sara StopazzolliAno: 2020Cidade: Rio de Janeiro (RJ)
Região Sul• Por trás da portaDireção: João Orides Padilha JuniorAno: 2025Cidade: Joaçaba (SC)
Região Nordeste• Quem eu sou?Direção: Lisiane Fagundes CohenAno: 2023Cidade: Salvador (BA)
Reprodução YouTube
Cena do curta Até Amanhã, dirigido por Patricia Alves da Silva
Região Centro-Oeste• Até AmanhãDireção: Patricia Alves da SilvaAno: 2025Cidade: Goiânia (GO)
Região Norte• Marcas da AlmaDireção: Hermes Filho LealAno: 2025Cidade: Palmas (TO)
O concurso está em sua segunda edição e é uma parceria entre a Secretaria da Mulher e a Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, por meio da TV Câmara.
Cada obra selecionada receberá R$ 10 mil pelo licenciamento por dois anos, para exibição na TV Câmara, nas plataformas oficiais de comunicação da Casa, em canais parceiros e em atividades institucionais e educativas promovidas pela Secretaria da Mulher.
O objetivo do concurso é estimular o debate público sobre o tema e incentivar a produção audiovisual independente. A iniciativa busca promover reflexões culturais que contribuam para a redução dos índices de violência contra a mulher no país, que seguem em alta, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
SeleçãoA seleção foi feita por uma comissão julgadora instituída pela Presidência da Câmara, composta por cinco servidoras efetivas da Câmara dos Deputados, sendo três da Secretaria de Comunicação Social e duas da Secretaria da Mulher. Ao todo, foram inscritas 67 obras audiovisuais, entre produções de ficção e não ficção.
Puderam concorrer filmes produzidos a partir de 2020, que abordassem diferentes formas de violência contra a mulher, como violência política, doméstica, sexual, patrimonial, moral, obstétrica e psicológica.
Com a iniciativa, a TV Câmara também cumpre os princípios previstos no artigo 221 da Constituição, como a prioridade a conteúdos com finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas, o estímulo à produção independente e a valorização da cultura nacional e regional.
RecursosCom o anúncio do resultado preliminar, abre-se o prazo para apresentação de recursos, que poderão ser enviados pelo portal da Câmara até 22 de dezembro de 2025. O resultado final está previsto para ser divulgado na primeira semana de janeiro.
A íntegra do edital está disponível aqui
Da Redação – GM
