A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) divulgou, nesta quarta-feira (21/8), o resultado da convocatória para seleção de propostas que vão fazer parte da 22ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Um espaço será reservado de forma exclusiva e gratuita para fazedores de cultura fluminenses, de diferentes segmentos artísticos, participarem do evento.
Este é o terceiro ano consecutivo que a Sececrj, através da Superintendência de Leitura e Conhecimento, participa e, assim como nas edições anteriores, abre oportunidade para preenchimento da programação por meio de convocatória pública. O objetivo é permitir que os produtores do estado possam participar do evento de forma democrática, garantindo visibilidade às diferentes manifestações culturais dos territórios do Rio de Janeiro.
Natural da Ilha do Governador – RJ, Almir Chiaratti, 36 anos, já participa da Flip desde 2022. Na ocasião, o artista lançou o seu primeiro livro (Fissão) e realizou um show multilinguagem de seu segundo álbum. O ator, músico e poeta explica que a experiência adquirida e o contato com diferentes pessoas do meio cultural o ajudou a ganhar reconhecimento e prepará-lo para concorrer a editais na área.
“Observo que esse acontecimento foi fundamental para a valorização do meu trabalho como poeta e compositor, pois no ano seguinte meu show foi contemplado em editais públicos e privados. Este espaço que nos é fornecido pela Sececrj é um lugar que remete a afeto e carinho, pois assim fui tratado nos últimos anos quando participei”, conta Chiaratti, que estará presente nesta edição, mais uma vez, agora com o lançamento de seu segundo livro (Asterisco), que contará com apresentações de poesias faladas e música instrumental.
A chamada pública recebeu 166 propostas ao todo, inclusive de outros estados, como São Paulo, Minas Gerais, Paraíba, Maranhão, Santa Catarina e Brasília. No entanto, por regra, apenas as inscrições de proponentes do Rio de Janeiro foram avaliadas e contempladas.
“Após o sucesso em 2022 e 2023, nós estamos compondo, mais uma vez, a programação da Flip. Queremos continuar com a tradição de oferecer aos visitantes o espaço mais democrático da Feira, oportunizando o acesso à cultura através do nosso estande. Nossa intenção é construir a programação de forma que promova a classe cultural e artística do estado. A Festa Literária Internacional de Paraty é uma vitrine muito grande para quem trabalha com literatura, por isso, queremos alcançar o maior número de pessoas possível”, explica a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.
O espaço, chamado de Casa da Leitura e do Conhecimento, será dedicado a atividades como lançamento de livros, contação de histórias, palestras e outras apresentações artísticas. Ao todo, 42 propostas foram escolhidas.
“Esta será a terceira vez que a Casa da Leitura e do Conhecimento abre as portas em uma das Festas Literárias mais importantes do Brasil e, tal qual tem sido a nossa missão até aqui, permanecerá democrática, plural e abrangente. Nossa expectativa é, com a parceria do poder municipal, uma vez mais, proporcionar um espaço que seja, não só, tecnicamente de qualidade, com a infraestrutura adequada para que os artistas do Estado do Rio de Janeiro possam mostrar seus trabalhos, mas também um lugar que seja lindo de conhecer e estar”, completa o superintendente de Leitura e Conhecimento, Yke Leon.
Após a participação no evento, as propostas selecionadas vão ganhar um template para divulgação em suas redes e um certificado, que irá somar-se ao seu portfólio artístico. A Flip acontece entre os dias 9 e 13 de outubro. A programação completa da Sececrj pode ser encontrada no link: http://cultura.rj.gov.br/wp-content/uploads/2024/08/PROGRAMAÇÃO-FLIP.docx.
Sobre a Flip
A Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, desde sua primeira edição, em 2003, parte da vontade de apresentar novas possibilidades de ocupação dos espaços públicos, com cultura e educação, impulsionando mecanismos de troca entre aqueles que transitam e aqueles que vivem no território.
Em 2024, a 22ª edição terá Ana Lima Cecilio como curadora. Com mais de 20 anos de trabalho no universo editorial, tendo atuado em diversas áreas, como edição, clubes do livro e curadoria literária, Ana Lima traz na bagagem uma vasta experiência que visa um olhar atento e direto ao público leitor – o que as pessoas andam lendo, que autores e obras têm mobilizado encontros e discussões. Também haverá espaço para abordar temas contemporâneos na programação, como a emergência climática.