O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Ricardo Couto, foi eleito vice-presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre). O magistrado assumirá o cargo em janeiro de 2026.
A eleição foi realizada na última quinta-feira (13), durante o 18º encontro do Consepre, em Belo Horizonte (MG). O presidente do Conselho será o desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE).
Foram escolhidos para as Vice-Presidências temáticas do Consepre os desembargadores Lídia Maejima (Cultura), presidente do TJ do Paraná; Jayme Henrique Ferreira (Relacionamento Institucional), presidente do TJ do Amapá; e Dorival Renato Pavan (Cultura), presidente do TJ de Mato Grosso do Sul.
Criado em 2021, o Consepre tem como objetivo fortalecer a atuação dos tribunais, alinhando pautas estratégicas e promovendo debates sobre o futuro do Judiciário, com foco na representatividade institucional e na melhoria dos serviços prestados à sociedade.
Leia também: Associados já podem votar pela internet nas eleições da AMAERJMinistro Antonio Saldanha e desembargador Marcus Basílio são laureados pelo TRTCom votação expressiva no Rio, chapa integrada pela juíza Eunice Haddad é eleita para a AMB; presidente será a juíza Vanessa Mateus
