Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Rio de janeiro
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe Rio de janeiroInforme Rio de janeiro
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
AMAERJ

Desembargadora Maria Augusta de Figueiredo é homenageada no TJ-RJ

14 de julho de 2025
Compartilhar
Presidente Eunice Haddad (à esquerda) com a desembargadora Maria Augusta e o filho da homenageada, Mário Augusto Guerreiro, ex-conselheiro do CNJ | Foto: Rosane Naylor

Magistrada há 43 anos, a desembargadora Maria Augusta Vaz Monteiro de Figueiredo recebeu a Medalha de Honra da Magistratura Fluminense, nesta segunda-feira (14). A desembargadora, que se aposentará compulsoriamente, foi homenageada na sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), que contou com a presença da presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad.

A homenageada foi condecorada pelos desembargadores Ricardo Couto (presidente do Tribunal), Suely Magalhães (1ª vice-presidente do TJ-RJ) e Cristina Gaulia.

Desembargadores Suely Magalhães, Maria Augusta, Cristina Gaulia e Ricardo Couto

Ao discursar, o desembargador Henrique Figueira, presidente do TJ no biênio 2021-2022, destacou a “linda trajetória profissional” da desembargadora Maria Augusta, que exerceu a Magistratura com “inteligência ímpar, autoconhecimento técnico, respeito e educação para com todos”.

“Esta importante solenidade se volta a homenagear um dos ícones da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Honra, com todos os louros, sua vida, sua família, seus amigos e a nossa Casa. Muito obrigado, desembargadora Maria Augusta Vaz Monteiro de Figueiredo”, disse o desembargador Henrique Figueira.

Emocionada, a desembargadora Maria Augusta afirmou que foi feliz em todas as etapas de sua jornada. “São 43 anos de atuação neste Tribunal, 16 anos no primeiro grau e 27 anos no segundo grau. Espero ter exercido dignamente a tarefa a que me foi atribuída. Procurei sempre dar o melhor esforço e chego a este momento tranquila e com o sentimento de missão cumprida”, frisou.

“Me sinto muito emocionada com a homenagem que ora me fazem, muito feliz por estar aqui com todos. É um momento muito especial, importante, e só tenho a dizer muito obrigada a todos. É um agradecimento por ter convivido com vocês em todo esse tempo. Por fim, não é o fim. É o começo de outra etapa e Deus estará comigo. Muito obrigada”, disse a desembargadora Maria Augusta.

Desembargadora Maria Augusta Vaz Monteiro de Figueiredo

O presidente Ricardo Couto anunciou que a desembargadora Maria Augusta passará a integrar o Núcleo de Conhecimento do Tribunal, na área dos eventos internacionais.

“Em nome do Tribunal, agradeço vossa excelência por tudo o que fez, faz e ainda irá fazer. Não é um momento de despedida, vossa excelência continuará conosco aqui em uma atividade rica envolvendo o conhecimento. A desembargadora Maria Augusta trará para todos nós esse conhecimento, que foi construído com o passar dos anos aqui no Tribunal. Muito obrigado por seu estilo, por seu conhecimento, por seus julgados, por tudo o que representa de adequado em um magistrado – moral, ética, postura, sensibilidade e ternura”, afirmou o presidente.

Amigos e familiares da magistrada prestigiaram a homenagem no Plenário Ministro Waldemar Zveiter.

A desembargadora Maria Augusta de Figueiredo é formada em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Direito Público pela UFRJ.

Ingressou na Magistratura em 21 de junho de 1982, pelo 4º Concurso. Foi promovida a desembargadora em 1998. Exerceu os cargos de corregedora-geral da Justiça, no biênio 2015-2016, e 3ª vice-presidente do TJ-RJ, de 2017 a 2018. Atualmente, preside a 16ª Câmara de Direito Privado.

Desembargador Henrique Figueira e Plenário Ministro Waldemar Zveiter

Desembargadores Maria Augusta e Ricardo Couto

Leia também: Presidente do STJ e desembargadores do Rio estarão no Congresso Internacional de Direito AmbientalMagistrados prestigiam inauguração de mostras do Museu sobre história do Direito e da JustiçaMinistra Isabel Gallotti fará palestra na EMERJ sobre a reforma do Código Civil

Leia também

Presidente Eunice Haddad atua em defesa das carreiras jurídicas na Câmara dos Deputados

AMAERJ acompanha a instalação do 8º Juizado de Violência Doméstica

TJ-RJ regulamenta permuta entre magistrados do Rio e de outros tribunais

Em artigo, ministro Luis Felipe Salomão destaca a importância da reforma do Código Civil

Consensualismo na administração pública será tema de seminário com desembargadores

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

AMAERJ

Presidente Eunice Haddad atua em defesa das carreiras jurídicas na Câmara dos Deputados

15 de julho de 2025
AMAERJ

AMAERJ acompanha a instalação do 8º Juizado de Violência Doméstica

15 de julho de 2025
AMAERJ

TJ-RJ regulamenta permuta entre magistrados do Rio e de outros tribunais

15 de julho de 2025
AMAERJ

Em artigo, ministro Luis Felipe Salomão destaca a importância da reforma do Código Civil

15 de julho de 2025
AMAERJ

Consensualismo na administração pública será tema de seminário com desembargadores

14 de julho de 2025
AMAERJ

AMAERJ chega a 26 mil seguidores nas mídias sociais

11 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Blog
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Informe Rio de Janeiro