A Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage está com 2.074 vagas abertas para cursos nas modalidades presencial e online. A programação tem início neste semestre e oferece formações em diferentes práticas artísticas, com turmas de segunda a sábado, nos três turnos. As inscrições devem ser feitas diretamente pelo site da instituição.
Os cursos contemplam múltiplas linguagens, como pintura, fotografia, vídeo, gravura, cerâmica, performance, curadoria e teoria da arte. As turmas atendem desde iniciantes — incluindo crianças e jovens — até profissionais que desejam se aprofundar ainda mais, abrangendo todas as faixas etárias.
“A proposta da Escola segue pautada na articulação entre prática e reflexão crítica, com atenção às especificidades de cada processo artístico. Sempre buscamos oferecer uma agenda que dialogue com diferentes perfis de estudantes, proporcionando um espaço de troca e experimentação e valorizando tanto quem está dando os primeiros passos na arte quanto profissionais que desejam se aprofundar”, explica Tania Queiroz, diretora da EAV.
Atualmente, o Governo do Estado está realizando o restauro do Palacete que abriga a EAV – um dos mais importantes patrimônios históricos e culturais do país, com investimento de R$ 21,4 milhões. Por este motivo, as Cavalariças foram remodeladas e equipadas para receber as atividades pedagógicas durante este período.
Neste semestre, a EAV também conta com o retorno de professores renomados, como a curadora Fernanda Lopes e a artista Iole de Freitas, além do educador Charles Watson e os artistas Chico Cunha, Marcos Bonisson e Xico Chaves. A programação reúne profissionais com atuação reconhecida no campo da arte contemporânea, ampliando o repertório de experiências em sala de aula e fortalecendo a troca entre estudantes e professores.
As inscrições devem ser feitas pelo site: https://eavparquelage.rj.gov.br/cursos.
O Parque Lage é uma instituição vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SececRJ).
Programação especial no final do mês
No dia 25 de julho, das 19h às 21h30, a EAV recebe mais uma edição do projeto Varanda Sonora – encontro musical realizado desde 2017 na varanda da Biblioteca da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Após um ciclo dedicado à produção e pesquisa das mulheres e artistas queer, o foco da temporada de 2025 estará nos fundamentos — apresentando a pluralidade de abordagens e perspectivas artísticas daqueles que pavimentaram o caminho. O primeiro convidado será o artista, poeta e performer Alex Hamburger.
Nesta edição o convidado apresenta um panorama da poesia fonética e sonora ao longo de seu percurso de mais de três décadas. O evento ainda conta com o lançamento de “Tatilogramas” – poemas tato-visuais, seu mais recente livro.
A Varanda Sonora contribui para a ampliação das noções de convivência, uso e produção de conteúdo de uma biblioteca de arte. A cada edição, os professores e artistas Franz Manata e Saulo Laudares recebem artistas, músicos, DJs, produtores e pesquisadores para compartilhar seus percursos, pesquisas e experiências. Os encontros são transmitidos, gravados e disponibilizados gratuitamente, na forma de podcasts e mixtapes em: artesonora.net.
Sobre Alex Hamburger
Nascido em 1949, em Belgrado, antiga Iugoslávia e atualmente Sérvia, Alex iniciou suas atividades em 1980 e desde então tem se dedicado à investigação das possibilidades interativas e dos entrecruzamentos disciplinares, tomando a experiência poética como ponto de partida. Desenvolve trabalhos em poesia visual e sonora, poemas-objeto, livros de artista, performances e instalações — contribuindo decisivamente para a recepção e circulação dessas práticas no circuito artístico carioca e brasileiro. Publicou seis livros de poesia que transitam entre o verbal, o visual e o conceitual, além de três CDs de poesia sonora.
Data: 25 de julho, sexta-feira, 19h às 21h30Local: Jardim – (próx às Cavalariças)Classificação: LivreAtividade gratuita