Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Rio de janeiro
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe Rio de janeiroInforme Rio de janeiro
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Cultura

Edital Caminhos Criativos: conheça as 30 iniciativas fluminenses selecionadas para ciclo de aceleração

18 de dezembro de 2025
Compartilhar

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SececRJ) e o Instituto Futuros divulgaram nesta quinta-feira, 18 de dezembro, as 30 iniciativas da economia criativa fluminense selecionadas pelo Edital Caminhos Criativos. Projetos de 17 cidades das dez regiões administrativas do estado foram contemplados após se inscreverem na chamada pública e serem avaliados por critérios como grau de inovação e potencial de impacto. Os vencedores participarão de um ciclo de aceleração de cinco meses visando a estruturação e o desenvolvimento sustentável de seus negócios. 

De janeiro a junho de 2026, Caminhos Criativos oferecerá 720 horas de mentorias individualizadas; seis workshops sobre gestão, com temas como marketing digital e planejamento financeiro; três palestras e três rodas de conversa com fazedores de cultura. Ao final do ciclo, as iniciativas se apresentarão para uma banca, e as três mais bem avaliadas serão premiadas com um intercâmbio cultural para outras cidades brasileiras, a serem definidas de acordo com o perfil de cada vencedora e as possíveis conexões locais.

“O Estado do Rio de Janeiro é o território mais criativo do país e o Governo vem trabalhando para promover ainda mais ações culturais, movimentando a economia, gerando emprego, renda e oportunidade para as pessoas. E com o Caminhos Criativos, valorizamos saberes locais e ampliamos o acesso a novas possibilidades. Esse edital reforça nosso compromisso com a inovação e com a criação de caminhos sustentáveis para quem vive da criatividade”, afirma Danielle Barros, secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.  

Os 30 projetos escolhidos atuam em diversos segmentos da economia criativa, como turismo, audiovisual, artes cênicas, tradições afro-brasileiras, design, entre outros. Setenta por cento das iniciativas são de cidades do interior, como Porciúncula, São Fidélis, Tanguá e Barra do Piraí, e 53% delas são representadas por pessoas negras, dados que ultrapassam as metas de inclusão estabelecidas no edital – de 60% para iniciativas do interior e 25% para pessoas negras.

“Para desenvolver o Caminhos Criativos em parceria com a SececRJ, o Instituto Futuros somou sua experiência de 24 anos na gestão de programas, projetos e espaços de Cultura e Economia Criativa com o conhecimento acumulado em mais 10 ciclos de formação e aceleração para empreendedores desenvolvidos desde 2017. O diferencial desse programa é a combinação dos pilares da gestão moderna com a visão aprofundada do setor cultural e criativo, permitindo que o empreendedor avance em diferentes dimensões da sua iniciativa e se torne mais sustentável”, ressalta Carla Uller, gerente executiva de Programas, Projetos e Comunicação do Instituto Futuros.

Além do ciclo de aceleração, Caminhos Criativos também promove uma série de atividades gratuitas abertas a empreendedores fluminenses. Entre os meses de outubro e novembro, o projeto realizou dez capacitações presenciais em diferentes cidades das regiões do estado, com 40 horas de formação oferecidas a mais de 420 empreendedores. As atividades, que abordaram temas como planejamento, gestão, comunicação, sustentabilidade financeira, marketing digital e fortalecimento institucional, impactaram participantes de 52% dos municípios fluminenses e 96,8% deles avaliaram as oficinas como boas ou excelentes.  

Caminhos Criativos conta com metodologia e implementação aplicada pelo Instituto Futuros e tem realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Escola Estadual de Cultura, através da Política Nacional Aldir Blanc. 

Conheça os projetos selecionados do Edital Caminhos Criativos:

• AfroSons É um selo audiovisual que promove a valorização da cultura negra por meio da música, audiovisual e formação artística profissional.

• Alimentamente É uma iniciativa de educação socioambiental que utiliza a culinária como ferramenta pedagógica para abordar questões referentes à alimentação.

• BolhaLab Cria um espaço seguro e colaborativo para que mulheres desenvolvam autonomia financeira e expressão artística por meio do design, da moda e da inovação sustentável.

• Caminhos do Sabor Rural Tanguá Nasceu com o propósito de criar um roteiro turístico capaz de incluir e valorizar produtores rurais e empreendedores locais, integrando gastronomia, cultura e sustentabilidade.

• Canal AVera Tem o propósito de reconhecer, registrar e divulgar as histórias e expressões culturais do interior do estado do Rio de Janeiro, dando visibilidade a artistas fora dos grandes centros.

• Centro Cultural Memórias de São Pedro da Serra Busca preservar e valorizar a história viva da comunidade, reunindo acervos, relatos e objetos que retratam o modo de vida e as transformações culturais do distrito.

• Contos de Guia Tem como objetivo descentralizar o turismo de massa, valorizando a história e cultura brasileira em destinos pouco explorados como Niterói e São Gonçalo.

• Ecoturismo de base comunitária É uma ação social única criada e gerida por uma cooperativa para fortalecer a economia local e promover a sustentabilidade ambiental nas Favelas da Babilônia e do Chapéu Mangueira.

• Escritoras Vivas no Mapa É um coletivo que surgiu do encontro de mulheres escritoras, transformando-se em um movimento estruturado de fortalecimento da escrita feminina por meio de oficinas e mentorias. • Estufa Laboratório de Comunicação e Produção Cultural A iniciativa busca comunicar de maneira mais sensível, ética e acessível, fortalecendo projetos socioambientais e iniciativas que movem a transformação social.

• Feira Toblu Tem o propósito de promover o consumo consciente e valorizar a economia circular, conectando pessoas e iniciativas comprometidas com a sustentabilidade e a solidariedade.

• Festival da Primavera de Porciúncula Nasceu do desejo de ver a cidade de Porciúncula florescer a partir da cultura, da arte e da sustentabilidade, por meio de oficinas, apresentações e ações de educação ecológica.

• Instituto dos Sonhos Tem como propósito transformar vidas por meio da música, utilizando a criação e a interpretação musical como instrumentos de inclusão e educação para jovens e adultos em vulnerabilidade.

• Jazzin’ Festival Foi criado para fortalecer a música independente e reafirmar o papel da arte como força de transformação social, conectando música, artes visuais e formação.

• Laboratório Contranarrar Existe para fortalecer e dar protagonismo às narrativas das periferias do Rio de Janeiro através da formação em escrita dramatúrgica e da criação de redes.

• Magnífica Trupe de Variedades Existe para democratizar o acesso à arte circense de qualidade, ressignificando espaços urbanos como locais de produção artística e celebrando a cultura brasileira.

• Maria Mole Design Surgiu para democratizar o acesso à cultura e estimular a criatividade em áreas rurais e periféricas, oferecendo oficinas e eventos culturais gratuitos baseados na aprendizagem criativa.

• Museu Insulano Foi criado com o intuito de articular agentes locais na Ilha do Governador para debater a instituição de um museu local, visando um serviço popular protagonizado pela história e educação locais.

• Novas Paisagens de Villaronga Rompendo o passado Reúne a criação de um mural acessível, oficinas, documentário e um aplicativo de realidade aumentada para ampliar o acesso à obra do artista José Maria de Villaronga.

• Projeto Luar Tem como base a formação artística em dança como processo educativo, buscando democratizar o ensino e fomentar o diálogo entre arte, educação e comunidade na Baixada Fluminense.

• Quintal Centro Cultural É um espaço dedicado a conectar e impulsionar as pessoas por meio da arte, difundindo e democratizando o acesso a espaços e serviços culturais, oferecendo cursos livres e espetáculos.

• Saberes originários/Karirioca É uma iniciativa criada para promover uma vivência cultural inesquecível através do indígena Sarapó Wakonã (Xucuru Kariri/AL), compartilhando seu conhecimento, cultura e valores.

• Smooth Existe para fortalecer e amplificar a voz de artistas independentes da cultura urbana do Rio de Janeiro, oferecendo um espaço de criação e desenvolvimento artístico que gera autonomia e renda.

• Sucasons Busca transformar vidas por meio da arte, da educação e da sustentabilidade, democratizando a cultura afro-brasileira e promovendo consciência ambiental com o uso de materiais reciclados na criação de instrumentos.

• Tecevidas Foi criado para aumentar a qualificação profissional e as oportunidades de geração de renda entre mulheres em vulnerabilidade social, oferecendo formações em costura, tecelagem e economia solidária. • Teia Cooperativa Artesanal Nasce da urgência de valorizar o patrimônio cultural e fortalecer economicamente artesãos tradicionais e produtores rurais, oferecendo-lhes uma rede de apoio à produção artesanal.

• Teia Hip Hop Propõe aproximar a cultura urbana do ambiente escolar, utilizando os elementos do hip-hop (grafite, dança, rima, música) como ferramentas de aprendizagem e inclusão social.

• Território em Cena Tem como missão promover justiça social por meio da cultura, conectando educação, comunicação e empreendedorismo para formar produtores de conteúdo audiovisual em São Gonçalo.

• Transformando Arte em Vida Promove acesso à formação cultural gratuita, utilizando a dança e o teatro como ferramentas de desenvolvimento humano e comunitário para formar cidadãos sensíveis e protagonistas.

Leia também

SececRJ patrocina programação de natal em diversas regiões do estado

Em ano de Capital Mundial do Livro, Governo do Estado amplia acervo da Biblioteca Digital

Cultura popular em destaque: MIS promove 1º Simpósio Temático na Praça XV

Governo do Estado oferece qualificação profissional para gestores de cultura

Governo do Estado realiza evento para as famílias de Mangaratiba

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Cultura

SececRJ patrocina programação de natal em diversas regiões do estado

19 de dezembro de 2025
Cultura

Em ano de Capital Mundial do Livro, Governo do Estado amplia acervo da Biblioteca Digital

18 de dezembro de 2025
Cultura

Cultura popular em destaque: MIS promove 1º Simpósio Temático na Praça XV

8 de dezembro de 2025
Cultura

Governo do Estado oferece qualificação profissional para gestores de cultura

27 de novembro de 2025
Cultura

Governo do Estado realiza evento para as famílias de Mangaratiba

26 de novembro de 2025
Cultura

EAV Parque Lage terá Feiras de Impressos e Crespa com entrada gratuita

26 de novembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Blog
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Informe Rio de Janeiro