A AMAERJ inaugurou, nesta quarta-feira (17), a Sala de Reunião Desembargador Roberto Luis Felinto de Oliveira, como forma de eternizar o legado de uma das principais lideranças do movimento associativo da Magistratura. A homenagem póstuma reuniu dirigentes da Associação e do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), magistrados da ativa e aposentados e familiares do saudoso desembargador.
Presidente da AMAERJ no biênio 2008-2009, o desembargador Roberto Felinto faleceu em 1º de agosto de 2025, aos 84 anos.
A juíza Eunice Haddad, presidente da AMAERJ, afirmou que Roberto Felinto foi um ser humano diferenciado. “Roberto Felinto era uma das pessoas mais agregadoras que já conheci. Super dedicado à família e também à AMAERJ, onde vinha praticamente todos os dias. Eu sempre falava com ele, que tinha uma palavra de carinho em todos os momentos. Era uma pessoa doce, gentil e que adorava uma eleição. Essa homenagem é feita na sala de reunião onde ele sempre ficava. Seu legado permanecerá vivo na nossa memória”, disse a magistrada.
A esposa do homenageado, Márcia Imbuzeiro Felinto, agradeceu o carinho e a consideração de todos. “Isso faz um bem ao coração. O Roberto amava a Justiça, esta Casa e a profissão de magistrado. Tenho orgulho de dizer que ele amou da maneira mais plena, completa e correta possível, respeitando e honrando a profissão, o Tribunal e a Justiça. Ele também amava o lado associativo, por isso que foi tão presente. Ele fez isso tudo com muita alegria e muito amor. Acho que isso ficou nas pessoas e aqui na AMAERJ. Espero que o legado dele fique no coração de vocês. Muito obrigada.”
O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Ricardo Couto, destacou a importância da homenagem. “Nós temos tristeza pela falta do Felinto, mas temos a alegria da homenagem e o que simboliza essa homenagem ao amigo Roberto Felinto. A convivência associativa é uma convivência de amigos, que busca garantir direitos e estabelecer laços de amizade, construir vínculos. Isso o Roberto Felinto sabia fazer como ninguém. Essa sala inaugura a ideia de sedimentarmos vínculos. Parabenizo a AMAERJ por essa homenagem mais do que justa”, frisou o desembargador.
Descerraram o retrato do desembargador Roberto Felinto os presidentes Eunice Haddad e Ricardo Couto; os ex-presidentes da AMAERJ Fernando Cabral (1998-1999), Cláudio dell’Orto (2006-2007 e 2012-2013) e Antonio Cesar Siqueira (2010-2011); e os familiares do homenageado Márcia Imbuzeiro Felinto e Roberto Imbuzeiro Felinto (filho).
Também estiveram presentes três ex-presidentes do TJ-RJ, os desembargadores Miguel Pachá (2003-2004), José Carlos Murta Ribeiro (2007-2008) e Manoel Alberto Rebêlo dos Santos (2011-2012); e os integrantes da Diretoria da AMAERJ Ricardo Alberto Pereira (1º vice-presidente), Ana Paula Cabo (2ª secretária), Ana Beatriz Estrella e Rita Vergette (diretoras-adjuntas).
A Sala de Reunião Desembargador Roberto Luis Felinto de Oliveira fica na Sede Administrativa da AMAERJ, no Centro do Rio.
Desembargador Roberto Felinto
Carioca e formado em Direito pela antiga Universidade do Estado da Guanabara (UEG), atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Roberto Felinto ingressou na Magistratura em 1988 pelo 7° Concurso.
O desembargador foi um dos atuantes pela criação da AMAERJ, a partir da fusão da Associação dos Magistrados Fluminenses (AMF), sediada em Niterói, com a Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro (AMARJ), da antiga capital do Brasil. Presidiu a AMAERJ no biênio 2008-2009.
Na Justiça Eleitoral, fez história ao criar, em 2003, a Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ) – agora chamada Escola Judiciária Eleitoral Desembargador Roberto Felinto.
Após a aposentadoria, dirigiu o Departamento de Aposentados da AMAERJ por seguidas gestões e também foi coordenador da pasta na Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) de 2019 a 2022.