Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Rio de janeiro
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe Rio de janeiroInforme Rio de janeiro
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
AMAERJ

Em homenagem da AMAERJ, magistrados ressaltam o legado do desembargador Roberto Felinto

17 de setembro de 2025
Compartilhar
Antonio Cesar Siqueira, Cláudio dell’Orto, Fernando Cabral, Roberto Imbuzeiro Felinto, Márcia Imbuzeiro Felinto, Eunice Haddad e Ricardo Couto

A AMAERJ inaugurou, nesta quarta-feira (17), a Sala de Reunião Desembargador Roberto Luis Felinto de Oliveira, como forma de eternizar o legado de uma das principais lideranças do movimento associativo da Magistratura. A homenagem póstuma reuniu dirigentes da Associação e do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), magistrados da ativa e aposentados e familiares do saudoso desembargador.

Presidente da AMAERJ no biênio 2008-2009, o desembargador Roberto Felinto faleceu em 1º de agosto de 2025, aos 84 anos.

A juíza Eunice Haddad, presidente da AMAERJ, afirmou que Roberto Felinto foi um ser humano diferenciado. “Roberto Felinto era uma das pessoas mais agregadoras que já conheci. Super dedicado à família e também à AMAERJ, onde vinha praticamente todos os dias. Eu sempre falava com ele, que tinha uma palavra de carinho em todos os momentos. Era uma pessoa doce, gentil e que adorava uma eleição. Essa homenagem é feita na sala de reunião onde ele sempre ficava. Seu legado permanecerá vivo na nossa memória”, disse a magistrada.

A esposa do homenageado, Márcia Imbuzeiro Felinto, agradeceu o carinho e a consideração de todos. “Isso faz um bem ao coração. O Roberto amava a Justiça, esta Casa e a profissão de magistrado. Tenho orgulho de dizer que ele amou da maneira mais plena, completa e correta possível, respeitando e honrando a profissão, o Tribunal e a Justiça. Ele também amava o lado associativo, por isso que foi tão presente. Ele fez isso tudo com muita alegria e muito amor. Acho que isso ficou nas pessoas e aqui na AMAERJ. Espero que o legado dele fique no coração de vocês. Muito obrigada.”

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Ricardo Couto, destacou a importância da homenagem. “Nós temos tristeza pela falta do Felinto, mas temos a alegria da homenagem e o que simboliza essa homenagem ao amigo Roberto Felinto. A convivência associativa é uma convivência de amigos, que busca garantir direitos e estabelecer laços de amizade, construir vínculos. Isso o Roberto Felinto sabia fazer como ninguém. Essa sala inaugura a ideia de sedimentarmos vínculos. Parabenizo a AMAERJ por essa homenagem mais do que justa”, frisou o desembargador.

Descerraram o retrato do desembargador Roberto Felinto os presidentes Eunice Haddad e Ricardo Couto; os ex-presidentes da AMAERJ Fernando Cabral (1998-1999), Cláudio dell’Orto (2006-2007 e 2012-2013) e Antonio Cesar Siqueira (2010-2011); e os familiares do homenageado Márcia Imbuzeiro Felinto e Roberto Imbuzeiro Felinto (filho).

Também estiveram presentes três ex-presidentes do TJ-RJ, os desembargadores Miguel Pachá (2003-2004), José Carlos Murta Ribeiro (2007-2008) e Manoel Alberto Rebêlo dos Santos (2011-2012); e os integrantes da Diretoria da AMAERJ Ricardo Alberto Pereira (1º vice-presidente), Ana Paula Cabo (2ª secretária), Ana Beatriz Estrella e Rita Vergette (diretoras-adjuntas).

A Sala de Reunião Desembargador Roberto Luis Felinto de Oliveira fica na Sede Administrativa da AMAERJ, no Centro do Rio.

Desembargador Roberto Felinto

Carioca e formado em Direito pela antiga Universidade do Estado da Guanabara (UEG), atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Roberto Felinto ingressou na Magistratura em 1988 pelo 7° Concurso.

O desembargador foi um dos atuantes pela criação da AMAERJ, a partir da fusão da Associação dos Magistrados Fluminenses (AMF), sediada em Niterói, com a Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro (AMARJ), da antiga capital do Brasil. Presidiu a AMAERJ no biênio 2008-2009.

Na Justiça Eleitoral, fez história ao criar, em 2003, a Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ) – agora chamada Escola Judiciária Eleitoral Desembargador Roberto Felinto.

Após a aposentadoria, dirigiu o Departamento de Aposentados da AMAERJ por seguidas gestões e também foi coordenador da pasta na Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) de 2019 a 2022.

Leia também

Magistrados debaterão na EMERJ guarda compartilhada e mudança para o exterior

Em entrevista internacional, juiz Alexandre Abrahão fala sobre armamento estrangeiro apreendido no Rio

Presidentes do TJ-RJ e da AMAERJ se reúnem com magistrados aposentados

Tribunal de Justiça terá quatro novas Varas das Garantias

AMB prorroga prazo de envio de teses para o Congresso Brasileiro da Magistratura

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

AMAERJ

Magistrados debaterão na EMERJ guarda compartilhada e mudança para o exterior

17 de setembro de 2025
AMAERJ

Em entrevista internacional, juiz Alexandre Abrahão fala sobre armamento estrangeiro apreendido no Rio

17 de setembro de 2025
AMAERJ

Presidentes do TJ-RJ e da AMAERJ se reúnem com magistrados aposentados

17 de setembro de 2025
AMAERJ

Tribunal de Justiça terá quatro novas Varas das Garantias

16 de setembro de 2025
AMAERJ

AMB prorroga prazo de envio de teses para o Congresso Brasileiro da Magistratura

16 de setembro de 2025
AMAERJ

Desembargadores falarão na EMERJ sobre o Direito das Coisas na Reforma do Código Civil

16 de setembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Blog
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Informe Rio de Janeiro