O Poder Judiciário do Rio de Janeiro tem 17 novos desembargadores. Promovidos pelo Órgão Especial, os magistrados tomaram posse nesta quinta-feira (19). A juíza Alessandra Bilac, 2ª tesoureira da AMAERJ, representou a Associação na cerimônia, que lotou o Plenário Ministro Waldemar Zveiter.
Foram empossados os desembargadores Maria da Penha Nobre Mauro, Antônio Marreiros da Silva Melo Neto, Álvaro Henrique Teixeira de Almeida, Carlos Alberto Machado, Márcia Alves Succi, Sergio Wajzenberg, André Ricardo de Franciscis Ramos, Paulo Assed Estefan, Débora Maria Barbosa Sarmento, Luiz Alberto Carvalho Alves, Marcel Laguna Duque Estrada, Maria Paula Gouvêa Galhardo, Isabela Pessanha Chagas, José Cláudio de Macedo Fernandes, Maria Aglaé Tedesco Vilardo, Rosa Maria Cirigliano Maneschy e Cláudia Nascimento Vieira.
A desembargadora Maria da Penha Nobre Mauro prestou o compromisso de posse. O desembargador Álvaro Henrique Teixeira de Almeida discursou em nome dos colegas.
“Somos 17 juízes e juízas que, com origens e trajetórias distintas, alcançamos hoje o cargo de desembargador deste egrégio Tribunal de Justiça. Oportunidade em que renovamos nosso compromisso de cumprir as leis e observar a Constituição, e o fazemos com profunda humildade e elevado senso de responsabilidade. Conscientes da magnitude do compromisso que tal cargo impõe e do impacto que nossas decisões produzem na sociedade e na vida das pessoas. Todos estamos unidos na missão que nos foi confiada, a de julgar e fazer justiça. Este objetivo comum que nos une é o que nos fez aqui chegar. Ser desembargador é, antes de tudo, um compromisso irrevogável com a justiça, a imparcialidade e a busca incessante da verdade e do Direito”, afirmou o magistrado.
Decano do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), o desembargador Luiz Zveiter fez a saudação em nome da Corte aos novos desembargadores.
“A trajetória de um magistrado é árdua, forjada por anos de estudo, renúncias pessoais e dedicação integral. As colegas e os colegas que hoje alcançam o cargo de desembargador conhecem o peso e a honra dessa responsabilidade. Cada um carrega consigo uma história única de esforço, superação, e o sucesso desta jornada pertence a cada um, assim como o sacrifício. São todos profissionais que dedicaram as suas vidas por um mundo e uma Justiça melhor. Regozijo-me de ter tão nobres colegas chegando à segunda instância. A colaboração de cada um, por certo, engrandecerá ainda mais o Tribunal”, frisou o decano.
O presidente do TJ-RJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, deu as boas-vindas aos colegas. “Como nos sentimos felizes em recebê-los, como é bom ter novas mentes, novos julgadores aqui. Tenho certeza que, com a posse de vocês, teremos um Judiciário melhor, inovador, moderno. Contando com a participação de vocês, que são jovens e estão chegando com todo o ímpeto. Vocês vão impulsionar o Tribunal, trazer novas ideias. Sejam muito bem-vindos.”
Confira abaixo os 17 novos desembargadores do TJ-RJ:
• Maria da Penha Nobre Mauro
Magistrada desde 19 de abril de 1996, era titular da 5ª Vara Empresarial e atuava como juíza auxiliar da 3ª Vice-Presidência do TJ-RJ.
• Antônio Marreiros da Silva Melo Neto
Magistrado tomou posse no TJ-RJ em 21 de outubro de 1993. Atuava na 6ª Vara Cível de São Gonçalo.
• Álvaro Henrique Teixeira de Almeida
Magistrado desde 1º de junho de 1993, atuava na 12ª Vara Cível e como JDS (Juiz Desembargador Substituto de Segundo Grau).
• Carlos Alberto Machado
Ingressou na Magistratura em 2 de setembro de 1994. Atuava na 2ª Vara de Família Regional da Leopoldina.
• Márcia Alves Succi
Magistrada desde 19 de abril de 1996, atuava na 11ª Vara de Família da Capital. Exerce o cargo de 1ª tesoureira da AMAERJ.
• Sergio Wajzenberg
Magistrado tomou posse em 2 de setembro de 1994. Atuava na 2ª Vara Cível da Capital.
• André Ricardo de Franciscis Ramos
Ingressou na Magistratura em 25 de setembro de 1996. Era titular da 28ª Vara Criminal e atuava como juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJ-RJ.
• Paulo Assed Estefan
Magistrado desde 2 de setembro de 1994, atuava na 4ª Vara Empresarial da Capital.
• Débora Maria Barbosa Sarmento
Magistrada tomou posse em 19 de novembro de 1998. Atuava na 7ª Vara Cível da Capital.
• Luiz Alberto Carvalho Alves
Ingressou na Magistratura em 21 de outubro de 1993. Atuava na 3ª Vara Empresarial da Capital.
• Marcel Laguna Duque Estrada
Magistrado desde 25 de setembro de 1996, era titular da 36ª Vara Criminal.
• Maria Paula Gouvêa Galhardo
Magistrada tomou posse em 12 de junho de 1997. Atuava na 4ª Vara da Fazenda Pública.
• Isabela Pessanha Chagas
Ingressou na Magistratura em 30 de janeiro de 1995. Atuava como JDS (Juíza Desembargadora Substituta de Segundo Grau).
• José Cláudio de Macedo Fernandes
Magistrado desde 19 de abril de 1996, atuava na Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Petrópolis. Era juiz auxiliar da Presidência do TJ-RJ.
• Maria Aglaé Tedesco Vilardo
Magistrada tomou posse em 21 de outubro de 1993. Atuava como JDS (Juíza Desembargadora Substituta de Segundo Grau).
• Rosa Maria Cirigliano Maneschy
Ingressou na Magistratura em 4 de junho de 1998. Era titular da 3ª Vara de Órfãos e Sucessões da Capital e atuava como JDS.
• Cláudia Nascimento Vieira
Magistrada desde 30 de janeiro de 1995, era titular da 5ª Vara de Órfãos e Sucessões da Capital.
Leia também: Tribunal funcionará em regime de plantão no recesso até 6 de janeiroAssociados podem entrar em contato com a AMAERJ pelo celularAMAERJ prestigia reinauguração de auditórios no Fórum Central do TJ-RJ