A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COEM), do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), e a Escola da Magistratura do Estado (EMERJ) realizarão nesta quinta-feira (27), das 9h às 13h30, o encontro “Mulheres Negras na Sociedade Brasileira Contemporânea: Rompendo as Barreiras da Invisibilidade”. A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, participará da abertura do evento, que homenageará a desembargadora aposentada Ivone Ferreira Caetano, primeira magistrada negra do TJ-RJ.
O encontro acontecerá no Auditório Desembargador José Navega Cretton, da Corregedoria Geral da Justiça, no 7º andar do Fórum Central (Rua Dom Manuel, s/nº, Centro do Rio).
Também estarão na abertura do evento os desembargadores Claudio Brandão (corregedor-geral da Justiça), Cláudio dell’Orto, diretor-geral da EMERJ, e Adriana Ramos de Mello, coordenadora da COEM; e a juíza Katia Cilene Bugarim, vice-presidente do Grupo de Trabalho Mulheres Negras e Interseccionalidades, do TJ-RJ.
O seminário contará com três palestras, que abordarão temas como a mulher negra no mercado de trabalho, empreendedorismo, representatividade e inspiração; a participação da mulher negra na gestão dos sistemas de promoção e proteção de direitos; e a presença feminina negra em espaços de liderança e poder. Participarão dos painéis as juízas Rita Vergette, diretora adjunta da AMAERJ, Anna Carolinne Licasalio e Helenice Rangel.
Ao final do encontro, haverá a assinatura de formalização do projeto Dandara. Também estarão presentes no evento a deputada estadual Renata Souza (PSOL), representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Polícia Civil, além de profissionais das áreas de saúde e pedagogia. Inscreva-se aqui.
Leia também: Cerimônia de posse da Diretoria eleita da AMAERJ será em 9 de fevereiroVotação recorde da AMAERJ repercute na imprensaAMAERJ prestigia inauguração de retrato do desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo na EMERJ
