No mês da Pessoa Idosa, a Biblioteca Parque Estadual recebe, a partir do dia 24 de outubro, uma exposição com 60 telas produzidas por alunos dos Centros de Referência em Atenção à Pessoa Idosa (Crapis) do Cesarão, na Zona Oeste do Rio, e de Vassouras, no centro-sul Fluminense. A mostra, gratuita, é uma realização do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes) em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec).
As obras são divididas entre os temas: Árvore de Cerejeira, Ipê Amarelo, Pôr do Sol, Tulipas cor-de-rosa, Anoitecer na Costa, Luz do Luar, Entardecer nas Montanhas, Momentos Divinos, Município de Vassouras e Paisagem. As pinturas são resultado das oficinas de Pintura em Tela oferecidas nos Crapis, espaços que promovem convivência, aprendizado e estímulo à autonomia da pessoa idosa.
- A arte tem o poder de transformar e dar novos significados à vida. Alguns dos nossos alunos nunca tiveram contato com tinta e tela e agora conseguem exercitar a criatividade para pintar, sendo uma atividade também terapêutica – afirma o secretário de Juventude e Envelhecimento Saudável, Alexandre Isquierdo.
A Biblioteca Parque Estadual vem se consolidando como um espaço tradicional de exposições e tem buscado oferecer uma pausa inspiradora para as pessoas que circulam pelo Centro do Rio de Janeiro. Nos últimos meses, o equipamento cultural recebeu as mostras “Jornada do Pequeno Príncipe” e “Fragmentos de Criação”.
- Nossa Biblioteca Parque é muito democrática, assim como a cultura, que tem um papel essencial na valorização da pessoa idosa, porque desperta sentimentos, memórias e potencialidades. Essa exposição mostra que nunca é tarde para descobrir novos talentos e se expressar por meio da arte — destaca a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.
A exposição vai das 14h do dia 24/10 até o dia 14/11. O funcionamento da Biblioteca Parque é de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Sobre os Centros de Referência
Em pouco mais de um ano de funcionamento, os Centros de Referência em Atenção à Pessoa Idosa já realizaram mais de 89 mil atendimentos a idosos e pessoas com 40 anos ou mais. O equipamento oferece atividades esportivas, fisioterapia, oficinas terapêuticas, apoio jurídico e psicológico e conta com uma equipe multidisciplinar.
Serviço:
Exposição de telas dos alunos dos Centros de Referência em Atenção à Pessoa Idosa De 24/10 a 14/11/25 Horário: 10h às 17h Local: Biblioteca Parque Estadual Endereço: Avenida Presidente Vargas, 1261 – centro do Rio
