O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) promoverá, no dia 3 de fevereiro, a campanha “Doe Sangue”. A iniciativa, realizada em parceria com o Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio) e a Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (EMERJ), acontecerá das 11h às 16h no Salão dos Magistrados da Biblioteca TJ-RJ/EMERJ, localizada na Lâmina 3 do Fórum Central (Rua Dom Manuel, nº 37, térreo, Centro do Rio).
A campanha visa aumentar o estoque dos bancos de sangue no Estado. Pode doar sangue qualquer pessoa que tenha de 16 a 69 anos, com bom estado de saúde, que pese mais de 50kg e não esteja grávida ou amamentando. No caso dos menores de 18 anos, é necessária autorização assinada pelo responsável legal, acompanhada do documento oficial do responsável.
Todos os doadores devem portar um documento de identidade oficial com foto, original ou cópia autenticada. Para doar, é importante não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a coleta. Quem tomou a vacina contra a Covid-19 deve aguardar sete dias para doar sangue. Os vacinados contra a dengue precisam aguardar 30 dias.
Homens podem doar de dois em dois meses, sendo no máximo quatro vezes anualmente. Para as mulheres, é permitido doar a cada três meses, com limite de três vezes no ano.
O termo de autorização pode ser obtido no site www.hemorio.rj.gov.br ou no local da coleta.
Com uma única doação, quatro vidas podem ser salvas. Uma pessoa tem, em média, cinco litros de sangue. Ao doar, são retirados 450ml no máximo. Doar é um gesto solidário que salva vidas.
A ação é organizada pela Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJ-RJ (SGSUS).
Leia também: Campanha da Abaterj arrecada material escolar até o dia 30Capacitação internacional de magistradas tem vagas para juízas estaduaisMinistro e desembargadores do Rio coordenarão ‘Seminário de Direito Comparado Brasil-Itália’
