Marcando o pioneirismo da gestão na promoção da leitura e literatura, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SececRJ), em parceria com a Fundação Van Leer, lança na quinta-feira (9/10) a primeira Bebeteca do estado. O espaço ficará localizado dentro da Biblioteca Parque Estadual (BPE), no Centro do Rio, e vai atender bebês de 0 a 3 anos, gratuitamente.
O acesso à Bebeteca será feito nos mesmos dias e horários de funcionamento da BPE, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. O local contará com um acervo literário de qualidade, brinquedos educativos de largo alcance que exercitam a criatividade e mobiliário especial que favorece a exploração por iniciativa da criança. Além disso, uma equipe de profissionais mediadores e um espaço preparado para troca de fraldas e amamentação vão proporcionar uma experiência segura, pensada no bem-estar dos pequenos e seus familiares.
“A Bebeteca representa um marco para a política cultural do Estado. Ao abrir as portas para os bebês e suas famílias, a Biblioteca Parque Estadual reafirma seu papel de promover o acesso à cultura desde os primeiros meses de vida, fortalecendo vínculos e construindo futuros leitores, especialmente no ano que celebramos o Rio de Janeiro como a Capital Mundial do Livro”, afirma Danielle Barros, secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.
Para acompanhar mais iniciativas de valorização da cultura fluminense, siga a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro nas redes sociais @sececrj.
Sobre a Bebeteca
A criação da Bebeteca marca um passo importante para a valorização da primeira infância no Estado do Rio de Janeiro. Sendo a primeira iniciativa desse tipo em território fluminense, o espaço reforça a relevância da Biblioteca Parque Estadual como referência em inclusão cultural e educacional, ampliando o acesso das famílias a um ambiente que une cuidado, conhecimento e convivência.
Mais do que uma área de leitura, o novo espaço se propõe a ser um ponto de encontro para famílias, fortalecendo vínculos e oferecendo novas possibilidades de contato com a cultura e a educação desde a primeira infância.
A iniciativa é um projeto da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado, em parceria com a Fundação Van Leer, organização holandesa que atua globalmente para promover sociedades inclusivas, nos campos do desenvolvimento da primeira infância, das ciências humanas e das artes.
Do Rio ao RJ
Em 2025, o Rio de Janeiro tem a honra de ser a primeira cidade de língua portuguesa a receber o título de “Capital Mundial do Livro”, concedido pela Unesco. E o Governo do Estado preparou uma série de iniciativas para promover a leitura através da campanha “Do Rio ao RJ”.
Entre as ações já realizadas, estão o lançamento de um pacote composto por quatro editais literários, com premiação total de mais de R$ 10 milhões, e a criação de um programa de formação de agentes de leitura. A Biblioteca Parque Estadual (BPE), localizada no Centro, também recebeu uma ação especial, que foi a exposição imersiva e inédita sobre o livro “O Pequeno Príncipe”. Durante o período de exibição, a mostra recebeu um público de 36.249 pessoas, oriundas de cerca de 50 cidades diferentes, 16 estados e, até, turistas de outros países.
Serviço – Inauguração da Bebeteca da Biblioteca Parque Estadual
Data: 09 de outubro, às 10hLocal: Biblioteca Parque Estadual – Av. Pres. Vargas, 1261 – Centro, Rio de JaneiroClassificação: Livre (para bebês de 0 a 3 anos e seus responsáveis)Atividade gratuita.