O livro “A Prova Antecipada Efetiva o Acesso à Justiça?”, de autoria do juiz Alex Quaresma Ravache, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), será lançado nesta quarta-feira (4), às 18h, na Livraria Argumento, no Leblon (Zona Sul do Rio).
Neste trabalho, publicado pela Editora Dialética, o magistrado discorre sobre como a prova antecipada pode contribuir, na prática, para a eficiência do Sistema de Justiça no âmbito do Processo Civil brasileiro.
O juiz Alex Quaresma é mestre em Direito pela Universidade Estácio. Possui especialização em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e especialização em Direito de Família e Sucessões pela Escola Paulista de Direito (EPD). É professor da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).
Clique aqui para adquirir a obra. A Livraria Argumento está localizada na Rua Dias Ferreira, 417, no Leblon. Leia, abaixo, a sinopse:
A obra é destinada a advogados, defensores públicos, procuradores, promotores, juízes, conciliadores, mediadores, assessores, estudantes de direito e todos aqueles que se interessam pelo tema do acesso à justiça e se preocupam em encontrar soluções para a crise vivenciada no sistema judicial brasileiro decorrente do excesso de litigiosidade. Um sistema aperfeiçoado de prova antecipada pode evitar a judicialização, diminuir a quantidade de demandas ou tornar a solução dos conflitos mais rápida e, ao mesmo tempo, mais qualitativa? Como? O objetivo é encontrar respostas para essas perguntas, inspirar e provocar os leitores a uma nova forma de pensar e executar a atividade probatória, visando aprimorar a solução dos conflitos e o acesso à justiça no Brasil.
Leia também: Desembargador Nagib Slaibi Filho receberá homenagem no Museu da Justiça de NiteróiUerj vai inaugurar sala em homenagem ao desembargador José Carlos Barbosa MoreiraAMAERJ sorteará inscrições para congresso jurídico na Espanha