Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Rio de janeiro
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe Rio de janeiroInforme Rio de janeiro
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
AMAERJ

Juiz do TJ-RJ é citado na TV como inspiração para professor da Uerj

8 de janeiro de 2026
Compartilhar
Juiz Anderson de Paiva Gabriel e professor Alex Oliveira Junior | Divulgação e reprodução/TV Globo

De origem humilde, o professor Alex Oliveira Junior, da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), disse, em programa da TV Globo, que o juiz Anderson de Paiva Gabriel, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), foi uma inspiração para sua trajetória profissional. “Eu cheguei no Direito exatamente porque eu tive ele como exemplo”, afirmou o docente, que conheceu o magistrado quando ambos eram atletas da seleção brasileira de kickboxing.

“Não tenho advogados na família, não cheguei no Direito por causa disso. Quando era atleta de kickboxing, havia um atleta da seleção brasileira que era delegado de polícia. Eu olhava para ele e dizia: ‘eu também posso ser’. Esse meu colega virou juiz do TJ do Rio, ele foi o primeiro lugar do concurso. Coincidentemente, hoje ele é meu professor na Uerj. Eu nunca falei isso para ele que eu cheguei no Direito também por causa dele”, disse o professor Alex, ao participar do quadro “Quem Quer Ser um Milionário”, do programa “Domingão com Huck”, exibido no último domingo (4).

Magistrado desde 2017 e conselheiro de Estudos e Pesquisas da AMAERJ, o juiz Anderson de Paiva é professor de Alex no mestrado da Uerj. Depois de assistir ao depoimento do aluno na TV, o magistrado o parabenizou e exaltou sua trajetória de vida.

“Fiquei muito feliz em saber que contribuí de alguma maneira para que fizesse Direito e trilhasse esse caminho de sucesso na academia e na vida. Parabéns pela brilhante participação no programa, mas principalmente pela trajetória. Viva o esporte! Viva a educação! Viva o Kickboxing! Viva a Uerj!”, celebrou o juiz.

Morador do Vidigal (Zona Sul do Rio), Alex foi criado pela avó e pela madrinha. O pai dele foi assassinado quando ele tinha um ano de idade, e a mãe entrou em depressão. Sempre estudou em escola pública. Com 10 anos, passou a treinar kickboxing e chegou a ser profissional e capitão da seleção brasileira. Após conhecer o juiz Anderson de Paiva, formou-se em Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi a primeira pessoa da família a ter ensino superior. Atualmente, com 26 anos, atua como advogado, leciona e é mestrando em Direito Comercial na Uerj.

Alex Oliveira Junior no kickboxing, com o diploma da graduação em Direito e lecionando na Uerj | Fotos: Renato Nogueira e arquivo pessoal

“Fui ensinado pela minha avó, que não teve muita oportunidade de estudar, que a educação era a forma de transformar a minha vida. Desde quando era atleta, os meus professores sempre me incentivavam a estudar. Eu levei esse ensinamento para a vida. Hoje, como professor na Uerj, também tenho a oportunidade de formar jovens e retribuir um pouco do que a sociedade e o ensino público me deram”, destacou o professor Alex.

Assista ao trecho do programa em que o professor Alex Oliveira Junior cita o juiz do TJ-RJ:

Leia também: Magistrados do Rio proferem mais de 2 milhões de sentenças em 2025Revista Fórum: Premiação exalta trabalhos e ações pelos direitos humanosDirigentes da AMAERJ tomarão posse no plenário do TJ-RJ em 9 de fevereiro

Leia também

Magistrados do Rio proferem mais de 2 milhões de sentenças em 2025

Dirigentes da AMAERJ tomarão posse no plenário do TJ-RJ em 9 de fevereiro

Associação parabeniza magistrados pelos 35 anos da posse do 10º Concurso

Associação saúda juízes do 36º Concurso pelos 23 anos da posse

AMAERJ congratula magistrados pelos 28 anos do 28º Concurso

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

AMAERJ

Magistrados do Rio proferem mais de 2 milhões de sentenças em 2025

7 de janeiro de 2026
AMAERJ

Dirigentes da AMAERJ tomarão posse no plenário do TJ-RJ em 9 de fevereiro

7 de janeiro de 2026
AMAERJ

Associação parabeniza magistrados pelos 35 anos da posse do 10º Concurso

7 de janeiro de 2026
AMAERJ

Associação saúda juízes do 36º Concurso pelos 23 anos da posse

6 de janeiro de 2026
AMAERJ

AMAERJ congratula magistrados pelos 28 anos do 28º Concurso

5 de janeiro de 2026
AMAERJ

Associação parabeniza magistrados do 18º Concurso, que completam 32 anos de carreira

29 de dezembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Blog
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Informe Rio de Janeiro