Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Rio de janeiro
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe Rio de janeiroInforme Rio de janeiro
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
AMAERJ

Juíza Camila Guerin assume a presidência do Fonavid em cerimônia no Ceará

22 de janeiro de 2026
Compartilhar
Magistrados na solenidade de posse do Fonavid | Foto: Alex Costa/TJ-CE

Magistrada do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) há nove anos e diretora da AMAERJ de Acompanhamento das Políticas de Atendimento à Mulher e das Varas de Violência Doméstica, a juíza Camila Guerin tomou posse, nesta quinta-feira (22), como presidente do Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid). A cerimônia aconteceu no Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), em Fortaleza.

Ao discursar, a magistrada afirmou que a violência doméstica é uma “grave violação de direitos intrínsecos aos seres humanos que o Fonavid insiste em combater”. “Enfrentar a violência de gênero não se reduz a lutar para que as mulheres sejam respeitadas em sua integridade física, moral, psicológica e sexual. É lutar para que as mulheres existam, sejam e pertençam em sua inteireza”, disse.

Eleita no encontro do Fonavid de 2025, a juíza Camila Guerin ressaltou que a nova experiência como presidente será repleta de entusiasmo e gratidão.

“O Fonavid é uma rede de corações unidos em prol do fim da violência doméstica praticada contra mulheres e meninas, um grupo forte de liderança horizontal e de trabalho coletivo. Uma verdadeira coletividade que terei a honra de representar em 2026. Recebo essa presidência com imenso respeito ao caminho já trilhado e com o compromisso de contribuir para o fortalecimento contínuo do Fonavid, um espaço onde a Justiça não se afasta da realidade e uma força permanente dos direitos humanos das mulheres e da dignidade humana”, frisou.

Juíza Camila Guerin | Foto: TJ-CE

Camila Guerin sucedeu o juiz Francisco Tojal, do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Na solenidade, a juíza Katylene Collyer, do TJ-RJ, assumiu o cargo de suplente da região Sudeste. As duas magistradas do Rio integram a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COEM) do TJ-RJ.

Estiveram presentes na cerimônia o presidente do TJ-CE, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto; os desembargadores do TJ-RJ Caetano da Fonseca Costa e Adriana Ramos de Mello, primeira presidente do Fonavid e atual coordenadora da COEM; magistrados de diversos estados e demais profissionais do Direito.

Por vídeo, a ativista Maria da Penha, fundadora do Instituto Maria da Penha, disse que o Fonavid é um espaço que se consolidou como fundamental para o fortalecimento das políticas judiciárias de enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher no Brasil.

“Quero parabenizar a nova composição da diretoria. O Fonavid representa muito mais do que um espaço de debates técnicos, simboliza o compromisso do Poder Judiciário com a efetividade da Lei Maria da Penha, com a proteção das mulheres em situação de violência e com a construção de respostas institucionais que reconheçam a gravidade, a complexidade e a urgência desse enfrentamento. É nesse diálogo que avançamos na uniformização de entendimentos, no compartilhamento de boas práticas e na construção de soluções mais eficazes para prevenir, enfrentar e erradicar a violência contra as mulheres”, afirmou Maria da Penha.

Fonavid

Também integram a Comissão Diretora do Fonavid as juízas Naiara Brancher (Tribunal de Justiça de Santa Catarina), nova 1ª vice-presidente; Ana Graziela Vaz de Campos Alves Corrêa (Tribunal do Mato Grosso), 2ª vice; e Eliana Augusta Acioly Machado de Oliveira (TJ de Alagoas) e Fernanda Yumi Furukawa Hata (Tribunal de São Paulo), secretárias.

O Fonavid foi criado em 31 de março de 2009, durante a 3ª Jornada da Lei Maria da Penha, com o objetivo de garantir a efetividade da Lei nº 11.340/2006 e promover ações para prevenir e combater a violência doméstica e familiar contra a mulher. Os tribunais de Justiça organizam e realizam anualmente o Fórum, com o apoio das Coordenadorias Estaduais da Mulher.

Nos encontros, os participantes compartilham experiências, definem a uniformização dos procedimentos, decisões dos Juizados e Varas Especializadas em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher sob a perspectiva da efetividade jurídica, além do aperfeiçoamento de magistrados e equipes multidisciplinares.

Leia também: Capacitação internacional de magistradas tem vagas para juízas estaduaisMinistro e desembargadores do Rio coordenarão ‘Seminário de Direito Comparado Brasil-Itália’Presidente da AMAERJ e magistrados confraternizam no primeiro almoço dos aposentados do ano

Leia também

Presidente Eunice Haddad prestigia a posse de Paulo Cesar Salomão Filho no TRE-RJ

Fórum Central do TJ sediará campanha de doação de sangue no dia 3 de fevereiro

Presidente da AMAERJ e magistrados confraternizam no primeiro almoço dos aposentados do ano

Ministro e desembargadores do Rio coordenarão ‘Seminário de Direito Comparado Brasil-Itália’

Capacitação internacional de magistradas tem vagas para juízas estaduais

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

AMAERJ

Presidente Eunice Haddad prestigia a posse de Paulo Cesar Salomão Filho no TRE-RJ

22 de janeiro de 2026
AMAERJ

Fórum Central do TJ sediará campanha de doação de sangue no dia 3 de fevereiro

22 de janeiro de 2026
AMAERJ

Presidente da AMAERJ e magistrados confraternizam no primeiro almoço dos aposentados do ano

21 de janeiro de 2026
AMAERJ

Ministro e desembargadores do Rio coordenarão ‘Seminário de Direito Comparado Brasil-Itália’

21 de janeiro de 2026
AMAERJ

Capacitação internacional de magistradas tem vagas para juízas estaduais

21 de janeiro de 2026
AMAERJ

Missa de 7º dia do pai do juiz Altino José Xavier Beirão será na sexta-feira

21 de janeiro de 2026
  • Fale Conosco
  • Blog
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Informe Rio de Janeiro