A juíza Vanessa Cavalieri, diretora da AMAERJ de Direitos Humanos e Proteção Integral, compõe o quadro de palestrantes do Girls Human Rights Festival 2026 (Festival de Direitos Humanos das Meninas), que acontece em Londres, na Inglaterra. A magistrada discursou nesta segunda-feira (2), na Suprema Corte do Reino Unido, sobre o enfrentamento à violência de gênero.
“Talvez não vivamos para ver o mundo transformado da maneira como esperamos. Mas alguém no futuro colherá os frutos das sementes que estamos plantando hoje – talvez minhas netas, talvez as suas. Ainda assim, cada vida que é positivamente impactada por nossas ações já é suficiente. Usem toda posição de poder que tiverem para falar por aquelas que não têm voz. Cada vida importa”, frisou a juíza durante a exposição.
Assista a trecho da palestra:
Também compõem a delegação brasileira do evento a juíza Juliana Martins, de Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE); a promotora de Justiça Gabriela Lusquinhos, do Rio de Janeiro; e quatro parlamentares. O público do festival é formado, majoritariamente, por mulheres ativistas de Direitos Humanos, estudantes de Direito e jovens advogadas.
Titular da Vara da Infância e Juventude da Capital, a juíza Vanessa Cavalieri ainda integra a programação do evento nesta quarta-feira (4) e na próxima segunda (9). Entre os temas abordados, a magistrada falará sobre o “Protocolo Eu Te Vejo”, iniciativa de sua autoria que visa prevenir a violência nas escolas. O projeto foi laureado, em 2024, no Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos, na categoria Trabalhos de Magistrados.
Leia também: Imprensa noticia cerimônia de posse da AMAERJ, que será na próxima segunda-feiraEvento da EMERJ sobre prova digital no Processo Penal reunirá magistrados do TJ-RJArtigo do juiz Marcelo Oliveira aborda a influência das decisões da Corte IDH no Direito brasileiro
