Diretor de Aperfeiçoamento Institucional da AMAERJ, o juiz Eric Scapim representou a Associação no curso “Justiça e Cidadania”, realizado pela Escola Nacional da Magistratura (ENM) nas últimas quinta e sexta-feiras (24 e 25), em Brasília. Magistrados de todo o país participaram, entre eles o juiz André Brito, também do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).
O tema da formação foi o programa “Justiça e Cidadania também se aprendem na escola”, criado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). O curso visa formar agentes multiplicadores para implementar, acompanhar e avaliar ações pedagógicas e técnicas de promoção da cidadania e do acesso à justiça nas escolas.
O curso foi coordenado pelo desembargador Roberto Bacellar, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), que também dirige o programa da AMB. Cerca de 30 magistrados de diferentes tribunais participaram das aulas.
O diretor da AMAERJ ressaltou a importância da formação. “O curso foi excelente porque pudemos conhecer não só o programa desenvolvido pelo desembargador Bacellar, mas também outras iniciativas implementadas por outros tribunais, além de compartilhar as iniciativas do TJ-RJ e da AMAERJ”, afirmou o juiz Eric Scapim.
Os participantes do curso receberam a edição mais recente da Cartilha da Justiça, história em quadrinhos idealizada pelo programa da AMB, que já teve mais de 4 milhões de exemplares impressos e distribuídos para crianças ao longo dos últimos 30 anos.
Leia também: AMAERJ e COJES realizarão Turma Recursal Simulada para universitáriosAMAERJ parabeniza magistrados pelos 47 anos da posse do 1º ConcursoMinistros e magistrados do Rio abordarão na FGV os 20 anos da Lei de Recuperação e Falências