Magistrados de todo o país estão reunidos na sede do Superior Tribunal de Justiça, nesta semana, para o 1º Congresso STJ da Primeira Instância Federal e Estadual. Presentes ao encontro, os juízes Andrea Barroso e Eric Scapim, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), são membros da banca científica do congresso.
O evento foi aberto nesta segunda-feira (15) e segue até esta quarta-feira (17), em Brasília.
Só no primeiro dia do encontro, foram aprovados 106 enunciados, após a realização de seis sessões plenárias. Foram debatidos temas como gestão e integridade institucional, cultura de precedentes, uso de inteligência artificial, proteção de dados, combate à litigância abusiva e preservação do sigilo e da segurança da informação.
O presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, destacou a relevância e a dimensão do evento. “A distância entre o STJ e a primeira instância não se justifica. São vocês que abrem a porta para que brasileiras e brasileiros cheguem ao Poder Judiciário”, frisou o ministro na abertura.
Diretor de Aperfeiçoamento Institucional da AMAERJ, o juiz Eric Scapim esteve na mesa da sessão sobre “Inteligência Artificial e Prova Tecnológica”. O encontro também contou com a presença do presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juiz Frederico Mendes Júnior.
Assista aqui ao congresso, transmitido ao vivo pelo canal do STJ no YouTube.
Leia também: Juízes removidos tomam posse em solenidade no Tribunal de JustiçaTJ designa quatro juízes para atuar em Núcleo de Justiça 4.0Magistrados aposentados confraternizam em almoço no Tribunal
