Os juízes Daniel Konder, diretor de Direitos Humanos e Proteção Integral da AMAERJ e presidente do Fórum Nacional da Justiça Protetiva (Fonajup), e Sérgio Ribeiro, presidente da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude (Abraminj), participaram da reunião do Fórum Nacional da Infância e Juventude (Foninj), nesta quarta-feira (28), na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília.
No encontro, os magistrados do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) abordaram questões relativas à jurisdição da Infância e Juventude e as políticas públicas judiciárias que serão efetivadas por tribunais de todo o país.
Foram tratados na reunião temas como entrega voluntária para adoção, autorização de viagem, fluxos de atendimento integrado de crianças vítimas de violência e medidas socioeducativas.
Aula para novos juízes
A área da Infância e Juventude também foi tema de aula no Curso Oficial de Formação Inicial para Magistrados, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).
Os juízes Daniel Konder, Sérgio Ribeiro e Vanessa Cavalieri (diretora de Direitos Humanos e Proteção Integral da AMAERJ) falaram sobre os principais desafios da judicatura na temática infantojuvenil. Os magistrados ressaltaram, ainda, a necessidade de o juiz trabalhar em rede para melhorar o sistema de garantias de crianças e adolescentes.
A aula foi acompanhada por 23 integrantes do 49º Concurso para Ingresso na Magistratura de Carreira, que tomaram posse em junho.
Leia também: Magistradas do Rio e personalidades serão condecoradas no Prêmio EMERJ Mulheres do AnoAssociação celebrará os aniversariantes do quadrimestre na próxima segunda-feiraAMAERJ participa de inaugurações em homenagem ao centenário do desembargador Jorge Fernando Loretti