Cerca de 50 líderes comunitários do projeto “Justiça Cidadã”, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), participaram nesta segunda-feira (13) do programa “Juristur – Conhecendo o Judiciário”, promovido pela AMAERJ. O encontro foi realizado em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Barra Mansa, no Sul Fluminense.
Os participantes foram recepcionados pelo juiz aposentado Joel Pereira dos Santos, coordenador do Juristur. A juíza Anna Carolinne Licasalio, da 1ª Vara Cível de Barra Mansa e coordenadora do CEJUSC, acompanhou o encontro.
Ao longo do Juristur, o juiz Joel Pereira compartilhou experiências marcantes de sua trajetória profissional, destacando os desafios enfrentados até alcançar a Magistratura. Ele também falou sobre sua formação acadêmica, a preparação para os concursos públicos, e as vivências que contribuíram para sua atuação como magistrado.
“Fico muito feliz em receber participantes do programa Justiça Cidadã. É uma honra poder compartilhar um pouco da minha trajetória e contribuir, de alguma forma, para ampliar o conhecimento sobre o Judiciário do Rio de Janeiro”, disse o coordenador do projeto.
O “Justiça Cidadã” tem como objetivo capacitar agentes multiplicadores de informações básicas sobre Direito, Justiça e cidadania, além de difundir o conhecimento de métodos alternativos para a solução de conflitos que não demandem intervenção judicial.
Desde 1996, o Juristur promove a aproximação entre a sociedade e o Poder Judiciário, contribuindo também para a formação de futuros profissionais do Direito. O programa oferece aos estudantes a chance de conhecer de perto o Fórum e entender como funciona a Justiça do Rio de Janeiro.
Leia também: VIJI de Duque de Caxias recebe doações para festividade pelo Dia das CriançasDesembargadores Thiago Ribas e Sérgio Cavalieri são homenageados no TJ-RJMinistros definem Juizados Especiais do TJ-RJ como referência, em seminário com a presença da AMAERJ