O programa “Juristur – Conhecendo o Judiciário”, da AMAERJ, recebeu a visita de dez magistrados de Angola nesta segunda-feira (17). O juiz aposentado Joel Pereira, coordenador do projeto, conversou com os juízes do país africano sobre o Poder Judiciário do Brasil e as diferenças com a Justiça angolana.
A visita integra o acordo de cooperação acadêmica entre a Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), o Conselho Superior da Magistratura Judicial de Angola (CSMJ) e a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM). A parceria prevê atividades formativas e institucionais com o objetivo de fortalecer a troca de experiências, difundir boas práticas e aprimorar a atuação da Magistratura nos dois países.
O encontro foi marcado por uma troca de conhecimentos sobre a carreira, suas responsabilidades, rotinas e perspectivas. Os magistrados puderam esclarecer dúvidas e entender o funcionamento do Sistema de Justiça de cada país.
Os juízes de Angola também participaram de uma visita guiada ao Museu da Justiça, onde percorreram espaços históricos como o Salão dos Passos Perdidos, o 1º Tribunal do Júri, o antigo Tribunal Pleno e o Salão dos Espelhos. Na sequência, no Fórum Central, conheceram o Plenário Ministro Waldemar Zveiter.
Criado pela AMAERJ em 1996, o programa Juristur nasceu com o objetivo de ampliar a formação acadêmica dos estudantes por meio de uma experiência prática no contexto jurídico. A iniciativa oferece aos participantes a chance de conhecer de perto a estrutura e o funcionamento das instituições que integram o Poder Judiciário, proporcionando uma imersão direta em seu cotidiano.
Leia também: Associados já podem votar pela internet nas eleições da AMAERJJuízes do Rio visitam o Centro Integrado de Comando e Controle da PMERJMagistradas do Rio de Janeiro participam do 17º Fonavid no Maranhão
