Nesta quinta-feira (15), a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu a aula magna “Dignidade Pós-humana no Transporte e Gestão Socioambiental”. Os desembargadores Cláudio Brandão de Oliveira (corregedor-geral de Justiça), Cláudio Dell’Orto (diretor-geral da EMERJ), André Gustavo Corrêa de Andrade e Fernando Cerqueira Chagas (diretor de Estudos e Pesquisas da AMAERJ), e a juíza Rosana Navega participaram do encontro.
O evento, que aconteceu de forma híbrida no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, no prédio da EMERJ, e na plataforma Zoom, foi promovido pelo Fórum Permanente de Pós-Humanismo e Defesa dos Animais Cláudio Cavalcanti e recebeu professores da Universidade de Lusíada de Lisboa (Portugal).
Na palestra, magistrados e acadêmicos discutiram sobre a questão ambiental como um direito fundamental, pós-humanismo e os desafios do transporte de animais, como exportações de gado vivo e transportes aéreos de pets, e avanços da tecnologia na gestão socioambiental.
Leia também: TJ-RJ abre edital de promoção para quatro cargos de desembargadorUm mês para a Festa Junina na Sede Campestre; garanta seu convite!Magistrados palestram sobre Direito dos Animais e Lei Maria da Penha em Universidade