A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, prestigiou a entrega da Medalha do Mérito da Escola da Magistratura do Estado (EMERJ), na noite desta quarta-feira (10). Foram condecorados 30 magistrados do Rio de Janeiro no Fórum Central do Tribunal de Justiça (TJ-RJ).
Estiveram presentes os desembargadores Ricardo Couto, presidente do TJ-RJ; Cláudio dell’Orto, diretor-geral da EMERJ; Claudio Brandão, corregedor-geral da Justiça; os conselheiros consultivos da Escola, os magistrados Fernando Cerqueira Chagas, Jacqueline Montenegro, Patrícia Serra e Kátia Cilene Bugarim; e o desembargador aposentado Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, presidente do TJ-RJ no biênio 2011-2012.
A Medalha do Mérito da EMERJ é conferida anualmente a personalidades que contribuíram significativamente para a formação e qualificação dos magistrados fluminenses e que prestaram relevantes serviços à Escola. As comendas foram concedidas pelos desembargadores Ricardo Couto, Cláudio dell’Orto, Claudio Brandão e Jacqueline Montenegro.
Ao todo, a comenda foi concedida a 42 personalidades, entre eles magistrados federais e do trabalho, servidores e profissionais de outras áreas. Confira a lista completa dos agraciados:
MAGISTRADOS DO TJ-RJ
Desembargadora Ana Paula Monte Figueiredo Pena BarrosDesembargador André Ricardo de Franciscis RamosDesembargador Antonio da Rocha Lourenço NetoDesembargador Antonio Marreiros da Silva Melo NetoDesembargador Alessandro Oliveira FélixDesembargador Alexandre de Carvalho MesquitaDesembargador Álvaro Henrique Teixeira de AlmeidaDesembargadora Claudia Nascimento VieiraDesembargador Carlos Alberto MachadoDesembargador Carlos Alberto Menezes Direito FilhoDesembargador Carlos Fernando Potyguara PereiraDesembargadora Débora Maria Barbosa SarmentoDesembargador Fernando Marques de Campos Cabral FilhoDesembargador Flavio Itabaiana de Oliveira NicolauDesembargadora Isabela Pessanha ChagasDesembargador José Claudio de Macedo FernandesDesembargador Juan Luiz Souza VazquezDesembargador Luiz Alberto Carvalho AlvesDesembargadora Maria da Penha Nobre MauroDesembargadora Márcia Alves SucciDesembargador Marcel Laguna Duque EstradaDesembargador Marcelo Almeida de Moraes MarinhoDesembargador Marcio Quintes GonçalvesDesembargador Paulo Assed EstefanDesembargadora Renata Maria Nicolau CaboDesembargadora Rosa Maria Cirigliano Maneschy FerreiraDesembargador Rossidélio Lopes da FonteDesembargador Sergio WajzenbergDesembargadora Simone de Araújo RolimJuíza Milena Angélica Drumond Morais Diz
AUTORIDADES E PERSONALIDADES
Desembargador Luiz Paulo da Silva Araújo FilhoPresidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região
Desembargador Roque Lucarelli DattoliPresidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região
Desembargador Firly Nascimento FilhoCorregedor do Tribunal Regional Federal da 2ª Região
Desembargador Alvaro Luiz Carvalho MoreiraCorregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região
Ministro aposentado Aloysio Corrêa da VeigaTribunal Superior do Trabalho
Lúcio CamiloVice-presidente de Tecnologia e Digital da Caixa Econômica Federal
Bette LuccheseJornalista da TV Globo
Bruno Carvalho AzevedoSecretário-geral de Contratos e Licitações do TJ-RJ
Daniel de Lima HaabSecretário-geral de Tecnologia da Informação do TJ-RJ
Renato Cader da SilvaDiretor do Departamento de Administração da EMERJ
Adeliza Vasconcelos Trindade MurtaAssessora do gabinete da Diretoria-Geral da EMERJ
José Robson Alves dos AlvesColaborador da EMERJ
A cerimônia de outorga aconteceu junto à 6ª edição do Prêmio EMERJ Direitos Humanos. Foram homenageados a psicóloga indígena e ativista ambiental Artemisa Xakriabá; a mãe de santo Flávia Pinto; o judoca Flávio Canto; a mestranda em Direitos Humanos Maria Eduarda Machado de Andrade Santos; e a deputada estadual Renata Souza.
“Conseguimos unir aqui duas coisas importantes: o reconhecimento aos nossos colegas, colaboradores e todos que lutam pela causa da Justiça, e a homenagem às pessoas que querem fazer dos Direitos Humanos uma realidade”, explicou o desembargador Cláudio dell’Orto.
A comenda homenageia, anualmente, personalidades que atuaram para a disseminação do conhecimento na promoção e defesa dos direitos humanos fundamentais.
A cerimônia contou com apresentação musical da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, composta por jovens residentes de áreas de vulnerabilidade no estado.
Ao encerrar a solenidade, o presidente do TJ-RJ parabenizou a todos os laureados e frisou a importância de validar as questões apresentadas pelos vencedores da premiação em seus discursos e trabalhos.
“Muito me emocionei com a homenagem voltada aos Direitos Humanos. Todos nós, magistrados, temos perfeita noção das questões sociais e vicissitudes de nosso sistema. Compreendemos os anseios da sociedade e evoluímos com seus valores. Parabenizo a todos e todas que receberam esse prêmio, sabemos a importância da luta e de tudo o que vocês representam”, disse o desembargador Ricardo Couto.
Leia também: Presidente Eunice Haddad participa do lançamento do livro ‘Centenário do Palácio da Democracia’AMAERJ acompanha instalação da 4ª Vara das Garantias do TJ-RJ, em Volta RedondaDesembargador do TJ-RJ é empossado na Academia Petropolitana de Educação
