Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Rio de janeiro
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe Rio de janeiroInforme Rio de janeiro
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
AMAERJ

Magistrados homenageiam a desembargadora Maria Augusta de Figueiredo em despedida

16 de julho de 2025
Compartilhar
Desembargadores Maria Celeste Jatahy, Maria Augusta de Figueiredo, Ricardo Couto e Márcia Succi

A desembargadora Maria Augusta Vaz Monteiro de Figueiredo se despediu da 16ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), nesta quarta-feira (16), em razão de sua aposentadoria compulsória. A desembargadora Márcia Succi, 1ª tesoureira da AMAERJ, representou a Associação na homenagem realizada por magistrados na sala de sessão da Câmara.

Magistrada há 43 anos, a desembargadora Maria Augusta afirmou que foi muito feliz em sua carreira. “Encerrada a faculdade de Direito, atuei no Ministério Público por cinco anos. Um dia achei que queria decidir, não opinar. Então fiz o concurso para a Magistratura e tomei posse em 1982. Sou muito fiel às minhas iniciativas, fiquei casada por 45 anos, meu marido faleceu no início deste ano, e fiquei no Tribunal de Justiça por 43 anos. Tudo o que fiz eu gostei e fui feliz. A Magistratura me satisfez muito”, disse a magistrada à AMAERJ.

A desembargadora destacou a importância do exercício da Magistratura. “Ser juiz não é só aplicar a lei, é saber efetivamente como deve ser aplicada a pessoas. Embora saibamos que é uma função de grande peso e responsabilidade, a Magistratura é gratificante porque, de alguma forma, você pode ajudar, solucionar e apaziguar. A função requer muita dedicação sempre. Requer dos juízes que ajam com bondade, sinceridade, que vejam que do outro lado da mesa tem gente. Não é fácil o caminho, mas é um caminho bonito de ser feito.”

Em breve, a desembargadora Maria Augusta passará a integrar o Núcleo de Conhecimento do Tribunal, na área dos eventos internacionais. “Esse é um momento importante, em que encerro uma fase muito gratificante na minha vida. Agora vem uma outra fase, que é uma incógnita e, portanto, um desafio. Mas estou pronta para os desafios”, afirmou a magistrada.

Magistrados com desembargadora Maria Augusta de Figueiredo

O desembargador Antonio Iloizio Barros Bastos discursou em nome da 16ª Câmara de Direito Privado. “Foi especial e rico o nosso convívio. Aprendemos com a sua elegância e o seu rigor técnico. Vamos sentir saudade de você e do seu atuar. Que seja feliz na sua nova fase da vida”, disse.

Diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado (EMERJ) e ex-presidente da AMAERJ, o desembargador Cláudio Dell’Orto afirmou que “a homenagem é um reconhecimento de todos pelo trabalho, pela dedicação e pelo tempo que a desembargadora disponibilizou da sua vida em prol da Magistratura”.

O presidente do TJ-RJ, desembargador Ricardo Couto, frisou as qualidades da magistrada. “Todos sabem do apreço e do carinho que eu tenho pela desembargadora Maria Augusta. Todos nós temos. Ela não apenas carrega o conhecimento, mas também a sensibilidade do bom julgador. Aprendi com ela o convívio alegre, o respeito aos colegas, a forma gentil e educada de se comportar. Agora a desembargadora descansa dos julgamentos, mas continua conosco na área de conhecimento do Tribunal.”

Presidente do TJ-RJ discursou durante a homenagem

A desembargadora Maria Augusta de Figueiredo é formada em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Direito Público pela UFRJ.

Ingressou na Magistratura em 21 de junho de 1982, pelo 4º Concurso. Foi promovida a desembargadora em 1998. Exerceu os cargos de corregedora-geral da Justiça, no biênio 2015-2016, e 3ª vice-presidente do TJ-RJ, de 2017 a 2018.

Desembargadores Cláudio Dell’Orto e Antonio Iloizio Barros Bastos parabenizaram a homenageada

Magistrados reunidos na homenagem

Leia também: Desembargadora Maria Augusta de Figueiredo é homenageada no TJ-RJTJ-RJ regulamenta permuta entre magistrados do Rio e de outros tribunaisAMAERJ acompanha a instalação do 8º Juizado de Violência Doméstica

Leia também

AMAERJ parabeniza magistrados do 32º Concurso pelos 25 anos de dedicação ao Judiciário

Procedimento judicial na era digital será tema de seminário com magistrados na EMERJ

Juíza Eunice Haddad se reúne com o relator da Reforma Administrativa

Associação sorteará três bolsas de 50% para curso na Colômbia

Juiz Eric Scapim será homenageado pelo Instituto dos Advogados Brasileiros

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

AMAERJ

AMAERJ parabeniza magistrados do 32º Concurso pelos 25 anos de dedicação ao Judiciário

17 de julho de 2025
AMAERJ

Procedimento judicial na era digital será tema de seminário com magistrados na EMERJ

17 de julho de 2025
AMAERJ

Juíza Eunice Haddad se reúne com o relator da Reforma Administrativa

16 de julho de 2025
AMAERJ

Associação sorteará três bolsas de 50% para curso na Colômbia

16 de julho de 2025
AMAERJ

Juiz Eric Scapim será homenageado pelo Instituto dos Advogados Brasileiros

16 de julho de 2025
AMAERJ

Ministros do STJ e magistrados do Rio farão palestras em seminário na FGV

16 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Blog
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Informe Rio de Janeiro