A defesa das carreiras de Estado pautou a interlocução associativa com os deputados federais, nesta terça-feira (4). A juíza Eunice Haddad, presidente da AMAERJ e vice-presidente de Assuntos Legislativos da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), e dirigentes das demais carreiras jurídicas intensificaram a atuação conjunta, em Brasília, por um debate amplo e responsável sobre a proposta da Reforma Administrativa.
Os representantes associativos se reuniram com diferentes lideranças da Câmara e parlamentares de vários estados, entre eles os deputados Aureo Ribeiro, coordenador da bancada do Rio e líder do Solidariedade, Dr. Luizinho (RJ), líder do Progressistas, Antonio Brito (BA), líder do PSD, Capitão Derrite (PP-SP), Defensor Stélio Dener (Republicanos-RR), General Pazuello (PL-RJ) e Helena Lima (MDB-RR).
Os dirigentes ressaltaram que a reforma deve ser dedicada a modernizar a máquina pública, e não a desnaturar as carreiras de Estado.
As associações defendem que a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 38/2025 deve ser baseada em diálogo aberto, realização de audiências públicas e debate aprofundado nas comissões parlamentares.
Fazem parte da mobilização os presidentes Fernanda Fernandes (ANADEP – Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos), Thiago Massad (Apamagis – Associação Paulista de Magistrados), Marcelo Oliveira (AMARR – Associação dos Magistrados de Roraima), Mário Esbalqueiro (AMAMSUL – Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul), Cláudio Henrique Viana (AMPERJ – Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro) e Juliana Lintz (ADPERJ – Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro); a vice-presidente Administrativa da AMB, Julianne Marques; e o diretor Legislativo da AMB, Leonardo Trigueiro.
Leia também: Três novos desembargadores tomam posse no TJ-RJTribunal abre inscrições para atuação em Núcleos de Justiça 4.0Desembargador Claudio Brandão é eleito presidente do Colégio de Corregedores
