Democratização do acesso à cultura no Estado do Rio de Janeiro, espetáculo circense, bolo e muita gente comemorando junto uma história de inclusão e diversidade. Esse foi o evento de aniversário do Passaporte Cultural RJ no último sábado (14), na Quinta da Boa Vista. A comemoração reuniu 1.457 pessoas de mais de 20 cidades fluminenses em celebração ao aniversário do programa, que já atendeu mais de 230 mil pessoas nos últimos quatro anos. Entre os presentes estavam instituições atendidas pelo Passaporte Cultural RJ, representantes de equipamentos culturais parceiros, autoridades e profissionais da cultura fluminense.
– Hoje é um dia muito especial e emocionante para a cultura fluminense. Conseguimos reunir nesta tarde de sábado pessoas que acreditaram no Passaporte Cultural RJ desde o início e fizeram parte da sua construção. E, hoje, comemoramos juntos o sucesso desse programa que já chegou a mais de 230 mil pessoas, mudando a realidade do acesso à cultura no Estado do Rio de Janeiro – celebrou a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.
Durante o evento, o público assistiu ao espetáculo Alegrai, do Unicirco, e aproveitou o bolo de aniversário, em ritmo de festa. Além disso, a programação contou com fala das autoridades presentes e homenagens a todos que trabalham para o sucesso do programa, como servidores, motoristas e demais profissionais que fazem parte dessa história.
Além da equipe da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), 26 motoristas de vans, micro-ônibus e ônibus que trabalham a serviço do Passaporte Cultural RJ fizeram parte da organização do evento, se dedicando a transportar em segurança integrantes de 30 instituições de mais de 20 municípios do Estado.
– A principal plataforma de democratização da Escola da Cultura é o Passaporte Cultural, que tem o intuito de ampliar o acesso à cultura da população de baixa renda, além de incentivar a formação de plateia. Ficamos muito felizes em ver onde esse programa, que é pensado e executado com tanto carinho, conseguiu chegar e abrir portas por todo o estado – destaca a subsecretária de Formação, Acesso a Equipamentos Culturais, Difusão e Inovação, Claudia Viana.
Conheça o Passaporte Cultural RJO programa foi criado em 14 de junho de 2021 e é executado pela Escola Estadual da Cultura RJ, ligada à Sececrj. Com o intuito de que cada cidadão tenha a oportunidade de vivenciar a cultura de maneira acessível e enriquecedora, já atendeu mais de 550 instituições, entre escolas públicas estaduais ou municipais, entidades beneficentes de assistência social, associações de moradores, universidades públicas e privadas e secretarias do Governo do Estado e dos Municípios do Rio de Janeiro.
O Passaporte Cultural RJ oferece ao público a oportunidade de explorar um circuito diverso de atrações por meio da parceria com mais de 70 equipamentos culturais, proporcionando variedade de manifestações artísticas e culturais. Durante os últimos quatro anos, os equipamentos mais visitados foram o Museu do Amanhã, Planetário, Museu do Flamengo, Centro de Artesanato Brasileiro (CRAB) e Museu de Arte do Rio (MAR), respectivamente.
Além dos equipamentos culturais parceiros, o Passaporte Cultural RJ leva o público a grandes palcos, como o do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Teatro João Caetano e Teatro Riachuelo, entre muitos outros.