O Theatro Municipal do Rio de Janeiro celebrou, nesta segunda-feira (14/07), seus 116 anos de história. Como parte das comemorações, foi assinado a renovação de contrato de patrocínio master da Petrobras ao equipamento no valor de R$ 30 milhões para os próximos dois anos. O novo compromisso tem aumento de R$ 10 milhões em relação ao contrato anterior, que era de 18 meses.
O investimento garante a realização de mais de 200 apresentações, entre óperas, balés e concertos sinfônicos, além de ações educativas e obras de restauro em diferentes áreas do Theatro. A cerimônia contou com a presença da presidente da Petrobras, Magda Chambriard; da secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros; da presidente da Fundação Teatro Municipal, Clara Paulino; e do presidente da Associação de Amigos do Theatro Municipal, Gustavo Martins.
“A Petrobras tem um orgulho imenso de ver firmar como a maior patrocinadora de cultura do País e, ainda mais, de ser parceira deste espaço tão importante e fundamental para a nossa cultura. Quero dizer que estamos juntos com o Theatro Municipal e que, se depender de nós, a nossa parceria vai durar bem mais que os dois anos previstos no contrato”, garante a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.
Após o ato, autoridades e o público presente assistiram ao ensaio geral da ópera Os Pescadores de Pérolas, com estreia marcada para a próxima quarta-feira (16).
“Hoje celebramos mais um aniversário desse espaço icônico. Tivemos um ano emblemático, com plateias cada vez mais jovens e o esgotamento acelerado de ingressos — um bom ‘problema’ que comprova que estamos cumprindo nosso papel de levar cultura a todos”, afirmou a secretária Danielle Barros. “O Theatro vai além do espetáculo. Ele está renovando também a rotina e a movimentação do Centro do Rio”, completou.
A presidente da Fundação Theatro Municipal, Clara Paulino, celebrou a nova fase: “É gratificante estar à frente da gestão deste espaço histórico, tombado, e que a cada ano amplia o acesso da população à cultura e ao lazer de qualidade. A renovação de contrato com a Petrobras é um grande presente neste aniversário de 116 anos”.
Investimento em Cultura
A parceria entre Petrobras e Theatro Municipal teve início em 2008. Com o novo contrato, além do fomento à programação artística, os recursos também serão destinados à modernização de áreas de atendimento ao público, como bilheterias, foyer e espaços de convivência.
“O investimento da Petrobras é viabilizado por meio da Lei Rouanet, que permite não apenas o patrocínio a espetáculos, mas também a geração de empregos e ações educativas em todos os 27 estados brasileiros. Reafirmamos a importância desse mecanismo, que possibilita a ampliação e nacionalização dos investimentos em cultura”, destacou Henilton Menezes, secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
Outras iniciativas de recuperação e manutenção do Theatro estão em andamento, como a licitação para aquisição de uma nova cortina de veludo para o palco e a abertura de concurso público.
A programação do Theatro Municipal é viabilizada pela Associação de Amigos do Theatro Municipal (AATM), uma entidade sem fins lucrativos. O objetivo da AATM é promover e divulgar eventos relacionados ao Theatro, o que possibilita a arrecadação de fundos para a produção e promoção de espetáculos, além de permitir a publicação de obras artísticas e a elaboração e administração de projetos voltados para a manutenção e restauração do espaço. Desde 1984, a AATM tem se dedicado a estes objetivos, tendo produzido mais de 400 títulos que vão desde concertos até óperas e balés. Essa trajetória destaca o papel fundamental da associação na revitalização e enriquecimento da cena cultural, garantindo que o Theatro Municipal continue a ser um importante espaço para as artes no Brasil.
“Esta festa pode ser resumida em três palavras: alegria, agradecimento e responsabilidade social para a formação de uma nova plateia. Só temos a comemorar e agradecer à Petrobras e à Secretaria de Cultura pela manutenção deste importante equipamento”, afirmou Gustavo Martins, presidente da Associação de Amigos do Theatro Municipal.