O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) inaugurou, nesta sexta-feira (19), as novas instalações das zonas eleitorais de Itaboraí e Tanguá (Região Metropolitana). A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, e cerca de 20 magistrados do Rio de Janeiro estiveram na cerimônia, no Fórum de Itaboraí.
Ao discursar, a presidente Eunice Haddad parabenizou a iniciativa do TRE de melhorar as instalações das zonas eleitorais.
“Melhores condições de trabalho significam melhor prestação do serviço. A Justiça Eleitoral presta um dos mais importantes serviços públicos. Por meio da Justiça Eleitoral garantimos a soberania do voto popular e, em consequência, a democracia do nosso país. Tenho certeza que todos os atores da Justiça Eleitoral de Itaboraí e Tanguá, com melhores condições, serenidade e sabedoria, vão conferir ainda mais efetividade a essa democracia”, afirmou.
Participaram da solenidade os desembargadores Henrique Figueira (presidente do TRE-RJ), Peterson Barroso Simão (vice-presidente e corregedor eleitoral), Marcus Basílio (corregedor-geral da Justiça), Ricardo Couto (presidente da Mútua dos Magistrados), Cláudio Mello (presidente do TJ-RJ no biênio 2019/2020) e Roberto Felinto (diretor de Aposentados da AMAERJ e ex-diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro) e os juízes Almir Carvalho (diretor do Fórum de Itaboraí) e Rafael de Oliveira Mônaco (presidente da AMAERJ-Niterói).
O presidente do TRE ressaltou a importância das novas instalações e da parceria com o TJ-RJ, presidido pelo desembargador Ricardo Cardozo.
“É fundamental que tenhamos condições de receber os eleitores com dignidade e atenção. Quando cheguei ao Tribunal Eleitoral, o doutor Almir falou sobre as péssimas condições que tínhamos. Fomos atrás do presidente Ricardo Cardozo, que, muito sensível, acatou a nossa ponderação de trazer as zonas eleitorais para o Fórum. Aqui estão muito mais bem cuidadas, para o conforto de todos, principalmente dos juízes eleitorais, que terão todas as condições de prestar a jurisdição eleitoral”, disse o desembargador Henrique Figueira.
Para o desembargador Peterson Barroso Simão, que trabalhou em Itaboraí, o TRE “deu um passo decisivo à altura da importância do município ao trazer as zonas eleitorais para local mais apropriado, seguro e com o conforto que merecem os servidores e eleitores itaboraienses”.
O juiz Almir Carvalho se disse honrado com a presença de todos e destacou os espaços inaugurados. “Agradecemos muito o município pelo tempo que abrigou as zonas eleitorais, mas as instalações já estavam acanhadas e não serviam mais ao propósito de acolher a população, que deve ser bem tratada. Graças aos desembargadores Ricardo Cardozo, Henrique Figueira e Peterson Simão, foi assinado um protocolo e estamos aqui inaugurando as zonas eleitorais. Todos irão trabalhar agora em um local adequado e acolhedor”, frisou.
O evento reuniu profissionais do Direito, servidores e políticos da região. Os cartórios das 104ª e 151ª Zonas Eleitorais atendem, a partir de agora, no Fórum de Itaboraí, situado na Avenida Hermínio Moreira, nº 380, Centro. O novo espaço possui infraestrutura de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Leia também: AMAERJ sorteará passagem e hospedagem para a Jornada Lei Maria da PenhaInscrições no 13º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos vão até o dia 31AMAERJ participa de reunião preparatória para ação social pelo Dia da Pessoa com Deficiência