Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Rio de janeiro
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe Rio de janeiroInforme Rio de janeiro
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
AMAERJ

Presidente da AMAERJ participa de encontro do TJ-RJ sobre representatividade de mulheres negras

27 de novembro de 2025
Compartilhar

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro sediou, nesta quinta-feira (27), o encontro “Mulheres Negras na Sociedade Brasileira Contemporânea: Rompendo as Barreiras da Invisibilidade”. A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, participou da abertura do evento, que reuniu magistrados, servidores e estudantes.

Também compuseram a mesa de abertura o desembargador Claudio Brandão, corregedor-geral da Justiça, e as juízas Alessandra Bilac, auxiliar da Presidência do TJ-RJ, e Katia Cilene Bugarim, vice-presidente do Grupo de Trabalho (GT) Mulheres Negras e Interseccionalidades do TJ-RJ.

Em seu discurso, a presidente Eunice Haddad ressaltou a importância de aumentar a representatividade feminina e negra em espaços de poder. “Há mais de 60 milhões de mulheres negras no nosso país, mas elas ocupam apenas 3% dos cargos de liderança. Precisamos de mais representatividade. Quem já ocupa esses espaços deve reverberar para servir de referência, atuar como espelho para que as outras meninas e mulheres olhem e pensem: ‘eu chego lá também’”, disse.

Juíza Eunice Haddad

A juíza Katia Cilene Bugarim destacou a parceria da presidente Eunice Haddad na luta coletiva. “Agradeço muitíssimo à minha querida Eunice, presidente da nossa Associação, aliada em todas as causas e sensível a pautas tão relevantes e caras para nós”, afirmou.

A magistrada explicou que o evento acontece propositalmente no mês em que são celebrados o Dia da Consciência Negra (20) e o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (25). “Escolhemos o mês de novembro para promover o primeiro encontro do GT, e não foi por coincidência. É uma oportunidade para debatermos questões relevantes, especialmente as que envolvem a mulher negra”, disse.

Juíza Katia Cilene Bugarim

O desembargador Claudio Brandão, corregedor-geral da Justiça do Rio, ressaltou o valor do encontro. “Destaco a importância da realização de eventos como este, para que seja possível discutir seriamente e enfrentar um dos desafios mais sensíveis da sociedade brasileira. Fiquei muito honrado com o convite e reafirmo o compromisso da Corregedoria e do Poder Judiciário fluminense em viabilizar iniciativas como esta”, frisou.

O evento é organizado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COEM), do TJ-RJ, e a Escola da Magistratura do Estado (EMERJ). Participaram dos painéis as juízas Rita Vergette, diretora adjunta da AMAERJ, Anna Carolinne Licasalio e Helenice Rangel.

Ao longo do encontro, foram promovidos debates sobre empreendedorismo, proteção de direitos e a presença feminina negra em posições de liderança. Também integraram as mesas a deputada estadual Renata Souza (PSOL), representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Polícia Civil, além de profissionais das áreas de saúde e pedagogia.

Juízas Rita Vergette, Helenice Rangel e Anna Carolinne Licasalio

A desembargadora aposentada Ivone Ferreira Caetano, primeira magistrada negra do TJ-RJ, foi homenageada ao final do evento. A juíza Katia Cilene Bugarim fez a leitura do tributo.

“O ápice de sua carreira na Magistratura veio em 2014, quando tomou posse como a primeira juíza negra a ocupar o cargo de desembargadora, tornando esse evento – muitas vezes formal e burocrático – um importantíssimo acontecimento histórico na luta social pela igualdade de gênero e de raça na composição das altas cúpulas das carreiras de estado. Esse acontecimento instalou uma necessidade urgente de reflexão sobre a representatividade da mulher negra em todos os espaços de decisão”, destacou a juíza.

Também participaram da homenagem a desembargadora Adriana Ramos de Mello, coordenadora da COEM, e as juízas Anna Carolinne Licasalio e Helenice Rangel. A desembargadora Ivone Caetano expressou gratidão pelo gesto e relembrou histórias que marcaram sua trajetória.

Desembargadora Ivone Caetano é homenageada no TJ-RJ

Leia também: Em entrevista, desembargador Wagner Cinelli fala sobre violência doméstica e COGENsApresentação teatral na Praça da Justiça terá juíza Elizabeth Louro no elencoJuiz Guilherme Grandmasson lança livro sobre dosimetria da pena

Leia também

Tribunal cria o 12º Núcleo de Justiça 4.0

Juíza Eunice Haddad prestigia homenagem do TRE a magistrados do Rio

Apresentação teatral na Praça da Justiça terá juíza Elizabeth Louro no elenco

Juiz Guilherme Grandmasson lança livro sobre dosimetria da pena

Evento ‘Mulheres Negras’ terá a participação de magistrados e homenagem à desembargadora Ivone Caetano

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

AMAERJ

Tribunal cria o 12º Núcleo de Justiça 4.0

27 de novembro de 2025
AMAERJ

Juíza Eunice Haddad prestigia homenagem do TRE a magistrados do Rio

27 de novembro de 2025
AMAERJ

Apresentação teatral na Praça da Justiça terá juíza Elizabeth Louro no elenco

26 de novembro de 2025
AMAERJ

Juiz Guilherme Grandmasson lança livro sobre dosimetria da pena

26 de novembro de 2025
AMAERJ

Evento ‘Mulheres Negras’ terá a participação de magistrados e homenagem à desembargadora Ivone Caetano

26 de novembro de 2025
AMAERJ

Magistrados do TJ-RJ serão condecorados com a Medalha do Mérito Eleitoral nesta quinta

26 de novembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Blog
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Informe Rio de Janeiro