Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Rio de janeiro
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe Rio de janeiroInforme Rio de janeiro
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
AMAERJ

Presidente Eunice Haddad participa do lançamento do livro ‘Centenário do Palácio da Democracia’

9 de dezembro de 2025
Compartilhar
Magistrados Claudio Mello Tavares, Eunice Haddad, Fernando Cerqueira Chagas, Maria Helena Machado e Peterson Barroso Simão

Em celebração aos 100 anos do edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), a Corte lançou o livro “Centenário do Palácio da Democracia” nesta terça-feira (9). Ao discursar, a presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, ressaltou ser fundamental a preservação da memória institucional e a valorização do patrimônio histórico-cultural do Poder Judiciário.

“Parabenizo o TRE, a desembargadora Maria Helena, que tão bem dirige a Escola Judiciária Eleitoral e teve a iniciativa desse projeto, e todos os organizadores. É muito importante entender o passado para que possamos construir o futuro. Para se aplicar o conhecimento e os precedentes, é necessário entender o contexto histórico. O prédio, hoje, sedia o Tribunal Regional Eleitoral, onde temos magistrados e servidores que garantem a democracia. Que aqui possamos sempre fortalecer a democracia, sem esquecer do nosso passado”, disse a presidente da AMAERJ.

A obra é resultado de parceria entre a Escola Judiciária Eleitoral Desembargador Roberto Felinto (EJE-RJ), os pesquisadores André Chevitarese e Victor de Melo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Seção de Gestão da Informação e Memória do TRE (Secgim) e o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

A desembargadora Maria Helena Pinto Machado, diretora da EJE, contou que o embrião do livro começou neste ano, quando assumiu a Escola.

“Esse prédio clama por nossa atenção, dada a sua magnitude. A missão de uma escola é trazer ensinamentos, fazer com que a cultura se espalhe. Então, surgiu a ideia de analisar o período histórico desse prédio e fazer um paralelo com a história do Centro da cidade e a Justiça Eleitoral. Que a EJE continue a cumprir a sua missão, muito para além da atividade jurisdicional”, afirmou a magistrada.

Presidente Eunice Haddad e desembargadora Maria Helena Machado

O lançamento aconteceu no Grande Hall do Palácio da Democracia e reuniu magistrados do TJ-RJ, demais profissionais do Direito e servidores.

O presidente do TRE-RJ, desembargador Peterson Barroso Simão, frisou que o livro é “uma carta de amor à memória e à cultura do Rio de Janeiro”. “Este edifício não é o que passou, é o que ficou e vai ficar por muito tempo, eternizando a democracia aqui. Devemos dar sempre valor ao passado.”

Desembargadores Peterson Barroso Simão e Claudio Mello Tavares

Construído em 1926 para abrigar o Banco Alemão Transatlântico, o prédio é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). O prédio tem estilo eclético, marca da arquitetura do Rio Antigo.

O desembargador Claudio Mello Tavares, vice-presidente e corregedor eleitoral, também exaltou a obra. “Uma grande alegria e honra participar desse momento histórico. Muitas pessoas passam por aqui mas não conhecem a história. Os livros marcam a história. A desembargadora Maria Helena deixa um legado muito importante para a Escola Judiciária Eleitoral.”

O Palácio da Democracia fica na Rua da Alfândega, nº 42, Centro do Rio. O espaço passou a ter esse nome após ter sido cedido ao TRE em 2022.

Leia também: Presidente Eunice Haddad prestigia entrega do Colar do Mérito Judiciário a magistrados e autoridadesAMAERJ promove seminário sobre Direito Internacional no Palácio do ItamaratyTJ-RJ recebe Selo Ouro pela promoção da igualdade de gênero e pelo combate à violência

Leia também

AMAERJ acompanha instalação da 4ª Vara das Garantias do TJ-RJ, em Volta Redonda

Ação social do TJ oferecerá serviços para a população idosa nesta quarta-feira

Juíza Flávia Viveiros de Castro falará sobre Justiça Algorítmica em seminário

Desembargador do TJ-RJ é empossado na Academia Petropolitana de Educação

Juíza Alessandra de Souza Araújo faz palestra em congresso da ABA no Rio

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

AMAERJ acompanha instalação da 4ª Vara das Garantias do TJ-RJ, em Volta Redonda

9 de dezembro de 2025
AMAERJ

Ação social do TJ oferecerá serviços para a população idosa nesta quarta-feira

9 de dezembro de 2025
AMAERJ

Juíza Flávia Viveiros de Castro falará sobre Justiça Algorítmica em seminário

9 de dezembro de 2025
AMAERJ

Desembargador do TJ-RJ é empossado na Academia Petropolitana de Educação

9 de dezembro de 2025
AMAERJ

Juíza Alessandra de Souza Araújo faz palestra em congresso da ABA no Rio

9 de dezembro de 2025
AMAERJ

TJ-RJ recebe Selo Ouro pela promoção da igualdade de gênero e pelo combate à violência

8 de dezembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Blog
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Informe Rio de Janeiro